terça, 27 outubro 2020 17:29

Autarquia apoia funcionamento das escolas do 1.º CEB e Jardins de Infância com mais de 17 mil euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai apoiar o funcionamento das Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do concelho, no presente ano letivo 2020/2021, com a atribuição de mais de 17 mil euros, valor que, como aprovado em reunião do executivo, será atribuído ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital em três tranches correspondentes a cada período do ano letivo.

Esta verba de 17 170 euros para funcionamento das escolas visa apoiar diferentes áreas como atividades de animação e apoio à família, expediente e limpeza, e subsídios aos alunos.

Assim, em cada período são atribuídos 10 euros por aluno do JI e 1.º CEB para atividades da escola como visitas de estudo ou fotocópias, entre outros; 150 euros por JI para atividades de animação e apoio à família, destinando-se a materiais de desgaste e outros a utilizar nas atividades a desenvolver; e 80 euros por sala de JI e 1.º CEB para limpeza e manutenção dos espaços.

A Educação é um dos eixos prioritários da autarquia de Oliveira do Hospital que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino e onde tem concretizado um forte investimento nos últimos anos. As políticas para a área da Educação foram assumidas, desde sempre, como uma das prioridades pelo executivo liderado pelo presidente José Carlos Alexandrino sendo inclusivamente uma das áreas estratégicas, anualmente, em evidência no orçamento municipal e nas Grandes Opções de Plano.

Como sublinha a vereadora da Educação, Graça Silva, a autarquia tem vindo a concretizar vários investimentos na área da educação, através de diferentes programas e apoios às famílias e à escola pública.

São disso exemplo o apoio à aquisição de manuais, fichas de estudo e material escolar; apoio ao funcionamento das atividades de Animação e Componente de Apoio à Família; apoio às Atividades de Verão no pré-escolar; atribuição de bolsas de estudo; alargamento dos transportes gratuitos até ao ensino superior; modernização tecnológica da sala de aula e de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação. Bem como o desenvolvimento de programas específicos como o “Fruta Escolar”, “Escola Feliz” e “Escola + Feliz”; o projeto inovador “Ensinar É Voar”; e ainda a aposta em novas ofertas das AEC como a “Oficina do Território”; atividades de Educação Ambiental e do programa de Empreendedorismo nas Escolas.

Ainda este ano, disponibilizou computadores e ligações à internet aos alunos do concelho para que pudessem ter acesso às aulas que decorreram online devido à pandemia da Covid-19, no terceiro período do ano letivo transato.

Um conjunto de medidas, entre outras, que permitem ao Município de Oliveira do Hospital destacar-se no panorama nacional e ser reconhecido por diferentes entidades externas com vários galardões, de que são exemplo as bandeiras “Autarquia + Familiarmente Responsável” e “ECO XXI” atribuídas sucessivamente nos últimos anos, e mais recentemente o “Prémio Viver em Igualdade 2020-2021” da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.