segunda, 19 outubro 2020 16:40

Carvalha eleita pela Fundação INATEL como a Aldeia dos Sonhos 2020

A Aldeia dos Sonhos é um programa promovido e organizado pela Fundação INATEL, pelo sétimo ano consecutivo, dirigido a aldeias com menos de 100 residentes permanentes.

Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento social das comunidades isoladas e de pequenas dimensões, não apenas através da vivência de momentos de amizade, de aprendizagem e de partilha de experiências que têm sido, em muitos casos, únicas nas suas vidas; mas também porque é desejado que as aldeias façam parte dos roteiros turísticos que a INATEL organiza no âmbito da sua atividade, com a consequente dinamização da economia local e do território.

Como principal objetivo, através da execução do programa, pretende-se proporcionar aos seus beneficiários a concretização de um “sonho” em termos de atividades de cariz turístico, cultural e desportivo que estes entendam como fazendo parte de um conjunto de experiências a que não têm ou nunca tiveram acesso, face a limitações de várias ordens, como sejam, por exemplo, financeiras ou geográficas.

A Carvalha é uma aldeia do concelho de Oliveira do Hospital, região no centro do país.

O seu território integra-se na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.

É uma pequena aldeia pertencente à União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital, na encosta da Serra do Açor. Apresenta uma área de 8,45 hectares e tem atualmente 40 residentes permanentes.

Esta aldeia, localizada na encosta sobranceira do rio Alva, intitulada de ‘Aldeia Miradouro’, com uma arquitetura vernácula de grande interesse, encontra-se perfeitamente enquadrada pela beleza da floresta envolvente, sendo a espécie predominante o castanheiro, através da qual se formaram belos soutos.

Esta característica confere, à sua envolvente, diferentes tonalidades consoante a estação do ano.

Com os incêndios de outubro de 2017, esta aldeia viu todo o seu património natural destruído.

Na Carvalha existem ainda hoje vários Solares e Casas Senhoriais, das quais se destaca a Casa Solarenga, com vastas propriedades agrícolas, para as quais grande parte dos habitantes trabalharam, estando a aldeia intimamente ligada à atividade agrícola.

A candidatura da Carvalha a Aldeia dos Sonhos 2020 foi apresentada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e a formalização desta nomeação aconteceu no âmbito da Gala Social INATEL 2020, que decorreu no passado dia 13 de outubro, no Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

Congratulando-se com a distinção, José Francisco Rolo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, sublinha a importância deste prémio para a valorização das aldeias como marca e destino turístico, cada vez mais pertinente por razões que se prendem com a pandemia.

O autarca exemplificou que a aldeia da Carvalha distingue-se pelas vivências distintas e únicas espelhadas na Festado Cambeiro de São João Batista que, ainda hoje, é dinamizada anualmente pelas gentes locais e que mereceu a atenção por parte da organização deste galardão.