segunda, 15 junho 2020 13:54

Mercado “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital completa 10 anos de existência

Dois meses após a reabertura do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital - “Da Nossa Terra”, regressa este sábado, dia 18 de Julho, entre as 9h00 e as 13h00, com uma edição especial para comemorar os 10 anos de existência.

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vêm realizando a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital - “Da Nossa Terra” no Mercado Municipal, ao segundo sábado de cada mês.

Esta mostra de produtos tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital e da região da Beira Serra faz parte dos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos.

Todos os meses, produtos vindos diretamente da terra, genuínos e de qualidade, enchem as bancas do Mercado Municipal e fazem desta mostra uma excelente alternativa aos hábitos de consumo dos oliveirenses e de todos os que habitualmente visitam este certame, que se tem vindo a afirmar cada vez mais de cariz regional, adotando também o nome de Mercado de Montanha.

Desde o seu início, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital - “Da Nossa Terra” tem vindo a aumentar o número de produtores permanentes, por onde já passaram, no total, mais de uma centena.

A organização da mostra continua a acolher a inscrição de mais e novos produtores, para que esta iniciativa possa continuar a crescer.

É reconhecida hoje em dia, cada vez mais, a importância que os produtos da terra têm na alimentação quotidiana.

A mostra “Da Nossa Terra” faz a apologia deste tipo de produtos, nascidos na terra e vindos diretamente dela para as nossas casas. Para além desta vantagem, existe uma outra, económica, podendo o consumidor adquirir produtos tradicionais de qualidade a preços mais baixos, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra.

Outra das facetas mais interessantes da mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias.

“Da Nossa Terra” consiste numa mostra do que de melhor se produz em termos de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes, não esquecendo igualmente algum do artesanato do concelho e da região.

Podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito desta iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na nossa terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, sejam os produtos biológicos.

A Mostra deu os primeiros passos pela mão do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, em julho de 2010, tendo como parceiros o Município de Oliveira do Hospital e as associações ADIBER, Caule e Solo Vivo.

A partir de setembro de 2012, a organização passa para a esfera do Município de Oliveira do Hospital e da ADI. Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, nesta ou em próximas iniciativas, deverão efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contacto telefónico 238 605 257.

Mais informações em www.cm-oliveiradohospital.pt e em www.facebook.com/danossaterra

A próxima edição desta mostra, cumprirá com todas as normas sanitárias recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.