quinta, 28 junho 2012 08:10

ExpOH: ExpoSolidária sensibiliza potenciais dadores de medula

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, que se realiza entre 28 de Julho e 5 de Agosto, terá, uma vez mais, uma vertente solidária na edição de 2012. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assumiu-se como parceira da associação “Movimento Vida”, fundada por Carlos Martins, futebolista internacional natural do concelho que tem travado uma luta contra a aplasia medular que afetou o seu filho Gustavo, entretanto a recuperar de um transplante. Trata-se de uma plataforma de sensibilização para a angariação de potenciais dadores de medula óssea e organização de recolhas de sangue.

Associada à grande mostra do concelho surge a ExpoSolidária, no âmbito da qual serão realizados dois momentos de recolha de sangue e de angariação de novos dadores de medula que ocorrerão durante os dois fins de semana da ExpOH.

A apresentação oficial decorreu na cidade de Oliveira do Hospital e juntou os parceiros desta grande campanha de sensibilização: o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino; a diretora do Centro de Histocompatibilidade da região Centro, Maria Luísa Pais; o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Álvaro Herdade; e o jogador Carlos Martins, que também apresentou publicamente, pela primeira vez, a associação “Movimento Vida”.

“É um desafio que lanço à região” sublinhou o presidente do município, confiante de que se assistirá a uma grande mobilização em torno desta campanha nestes dois fins de semana, à semelhança do que aconteceu no final do ano passado, quando foram promovidas outras ações de angariação de potenciais dadores de medula óssea. Os dadores serão brindados com a oferta de bilhetes para ExpOH, onde poderão assistir aos espetáculos e acompanhar as iniciativas que serão desenvolvidas.

“Hoje é relevante falar deste Movimento Vida” afirmou José Carlos Alexandrino acrescentando que “felizmente se encontrou um dador, mas há muitos Gustavos no país que precisam da nossa ajuda e da nossa solidariedade”. Foi desta mediatização que o caso de Gustavo e Carlos Martins desenvolveu que se conseguiu retirar a ajuda para muitas crianças e pais espalhados pelo país, um “contributo enorme e humanizante”.

A médica Maria Luísa Pais sublinhou o “espírito solidário que norteia” as instituições concelhias representadas pelo presidentes da Câmara Municipal e da Fundação Aurélio Amaro Dinis, frisando que este “Movimento Vida”, cujo lema é “Ser herói está no sangue”, quer sensibilizar potenciais dadores de medula óssea e que sejam também dadores de sangue.

A Fundação Aurélio Amaro Diniz volta a associar-se à nova campanhas de recolha e Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração, apelou “ao povo de Oliveira do Hospital e dos concelhos vizinhos que mostre a sua boa vontade. Temos possibilidades de angariar mais e melhor”, assinalou.

Foi com “um grande orgulho” que Carlos Martins escolheu a sua terra natal para lançar a associação e fazer um novo apelo à solidariedade da população, agradecendo a oportunidade ao presidente do município, bem como o empenho da sua região, que “desde o primeiro momento, se disponibilizou em tudo” assim que foi conhecido o problema de saúde do seu filho Gustavo. “A associação foi criada para sensibilizar todas as pessoas para serem dadoras de medula óssea e fazerem dádivas de sangue”, afirmou o futebolista, frisando “não há vitória nenhuma de nenhum campeonato que chegue ao sentimento de salvar uma vida”.