sexta, 29 maio 2020 09:34

Município de Oliveira do Hospital concede 50 por cento de desconto na fatura de água durante 3 meses

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai fazer um desconto de 50 por cento na fatura da água e saneamento básico aos munícipes com tarifário doméstico.

Este desconto, que aparecerá refletido nas próximas três faturas emitidas aos clientes domésticos, visa contribuir para aliviar o esforço financeiro e perdas de rendimentos das famílias no contexto da pandemia da Covid-19.

Como forma de ajudar as empresas no atual contexto social e económico, os chamados clientes de tarifário não doméstico – comércio, indústria e serviços, por exemplo –, vão ficar isentos, no mesmo período, do pagamento das tarifas fixas da fatura da água.

Refira-se que para os cofres da autarquia, esta medida, que foi aprovada hoje, dia 28 de Maio, na reunião do executivo camarário, por unanimidade, representa um investimento de cerca de 150 mil euros.

Sublinhando que a Câmara Municipal tem vindo a realizar grandes investimentos, nas mais diversas áreas, para minimizar os impactos negativos da pandemia das Covid-19, o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, refere que esta é mais uma importante medida de solidariedade para com as famílias e as empresas do nosso concelho.

José Carlos Alexandrino frisa também que estes descontos na fatura da água, estão em sintonia com as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), uma vez que não põem em causa a sustentabilidade do sistema.

Note-se, também, que relativamente a faturas em atraso a Câmara Municipal permite o pagamento em prestações e sem juros, tendo suspendido as execuções fiscais e os cortes de fornecimento até 30 de setembro do corrente ano.

Em vigor, estão também os tarifários especiais para famílias carenciadas e numerosas, assim como o tarifário para a coesão.