segunda, 25 junho 2012 14:58

Marchas Populares 2012 animaram o concelho

Foi um desfile de cor e música aquele a que se assistiu no sábado, 24 de junho, no Parque do Mandanelho. Na noite de S. João, largas centenas de pessoas encheram o parque da cidade para ver as quatro marchas populares do concelho que participaram nas Marchas Populares 2012, promovidas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, Gramaços, Meruge e a Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô deram o seu melhor num espetáculo de cor, música e alegria que depressa contagiou todos os presentes. Lagares da Beira apostou numa homenagem à música e aos músicos e Gramaços na tradição das vindimas como temas das suas marchas, enquanto que Meruge centrou as atenções nos moinhos da região e Avô recordou os bailaricos de antigamente.

A noite do Santo Popular, que na tradição do povo é dos mais festivos, foi um momento de encontro que começou junto das tasquinhas das associações de onde emanava o cheiro a sardinha assada e se prolongou noite dentro até que se ouvisse a última nota das marchas populares participantes.

Para o final da noite estava reservada a surpresa deste ano, uma participação especial da Marcha de Alfama, que também arrancou elogios ao público presente.

Já na tarde de domingo foi a vez dos mais pequenos mostrarem que também eles sabem encantar e marchar. As Marchas Infantis da Cordinha, da Obra D. Josefina da Fonseca, do Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira, de Gramaços, do Agrupamento de Escolas de Lagares da Beira e do 2.º ano da EB1 de Oliveira do Hospital ocuparam o palco para se apresentarem ao público que regressou ao Parque do Mandanelho.

As Marchas Populares são uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que procura promover as tradições populares, fomentar o convívio entre a população e o intercâmbio entre gerações. No presente ano foi abolida a componente de concurso, facto que seria assinalado pelo presidente do município, José Carlos Alexandrino, para quem “este ano há quatro vencedores, que são as quatro marchas do concelho”.

Além de deixar uma “palavra especial de agradecimento à Marcha de Alfama”, o autarca elogiou o trabalho desenvolvido por todas as marchas seniores e infantis, cujos participantes e diretores desenvolveram um esforço que resultou num espetáculo que agradou a todos os presentes.