quarta, 08 abril 2020 13:08

Município de Oliveira do Hospital já investiu mais de 400 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

O Município de Oliveira do Hospital apoia, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

A atribuição das bolsas de estudo para o ano letivo 2019/2020 atingiu, este ano, os 49.817,00 euros.

Atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira.

No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foram atribuídas no presente ano letivo um total de 43 bolsas de estudo, onde se incluem 6 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excecional.

Assim, o apoio para as bolsas de cariz social cifra-se em 45.317,00 euros e no caso das de mérito excecional o valor é de 4.500 euros.

Nos últimos dez anos, contabilizam-se já 433 bolsas de estudo para o ensino superior atribuídas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num investimento que ascende a cerca de 420 mil euros.

A bolsa de estudo de cariz social é uma prestação pecuniária no montante máximo de 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital.

Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado.