quinta, 23 fevereiro 2012 11:36

Biblioteca Municipal recorda e regista saberes ancestrais

No âmbito do projeto “Lar na Biblioteca”, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para, durante o mês de fevereiro, reunir a sabedoria popular dos mais velhos, verdadeiros detentores da cultura e costumes ancestrais do concelho de Oliveira do Hospital, traduzidos no entoar de canções tradicionais, declamação de poemas, e reprodução de mitos vários, histórias e lendas.

A primeira sessão desta recolha decorreu a 17 de fevereiro, com a presença de idosos do Centro Paroquial de Ervedal da Beira. Para além das tradições orais partilhadas, foram ainda recordados modos antigos de celebrar o Carnaval, como os bailes que se celebravam à noite e que, para os solteiros, representavam a oportunidade perfeita para encontrar um par.

As evocações foram ainda alvo de gravação sonora, para posterior tratamento e edição, com o objetivo de permitir que perdurem no tempo e possam ser transmitidas a outras gerações. Ao longo do mês de fevereiro a Biblioteca receberá outros grupos de idosos que, nos lares que frequentam, irão produzindo um trabalho de recuperação e recolha de memórias e elementos culturais imateriais.