good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Idosos da Quinta de S. José recordaram tradições dos Reis na Biblioteca Municipal

As tradições relacionadas com o Dia de Reis foram o mote para mais uma sessão do projeto “Lar na Biblioteca”, promovido pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

O projeto, que tem vindo a ser desenvolvido desde 2012, promove a interação entre os Lares de Idosos do concelho e a Biblioteca Municipal, convidando os utentes a visitar este equipamento municipal.

O Dia de Reis e a quadra natalícia, ainda bem recentes, foram o tema para uma animada conversa sobre tradições de outros tempos. Neste mês de janeiro foram convidados os utentes do Lar Quinta de S. José, localizado no Senhor das Almas, que na quarta-feira, 9 de janeiro, marcaram presença e assistirem ao conto de uma pequena história, antes de partilharem recordações dos seus tempos de meninice.

Oriundos de várias regiões do país, geograficamente distintas mas iguais nos valores familiares que eram incutidos em quem as habitavas, o grupo de utentes do Lar Quinta de S. José partilhou a forma como eram vividos estes dias festivos e os usos e costumes que os marcavam. No final, como vem sendo tradição, houve um lanche partilhado entre todos, proporcionando mais um momento de convívio.

O grupo, que se revelou bastante entusiasmado ao longo da tarde, participou igualmente numa visita guiada à Biblioteca Municipal, ficando a conhecer o funcionamento e as instalações desta casa da leitura na sua totalidade.

O projeto “Lar na Biblioteca” visa proporcionar aos utentes destas instituições uma tarde diferente do seu quotidiano, além de ser um espaço de recolha de tradições relacionadas com o mês ou a estação do ano em que cada instituição visita a Biblioteca Municipal.

Bem vindo