good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Festa da Castanha: certame reforça promoção turística do concelho

Conferência de imprensa

Decorreu esta segunda-feira, a apresentação pública do programa da Festa da Castanha 2012, que se realiza nos próximos dias 20 e 21 no cenário único do Santuário de N. Sra. das Preces.

Na conferência de imprensa de apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital destacou o “trabalho de parceria que consideramos de relevância” com a Junta de Freguesia local a que se acrescenta “um aspeto fundamental que é a entrada de Aldeia das Dez na Rede das Aldeias do Xisto e que nos pode trazer muitos benefícios”.

Conferência de imprensa

Constatando estar ”na joia da coroa duma zona muito bonita do concelho”, José Carlos Alexandrino falou sobre os eventos que se diferenciam na oferta cultural concelhia ao longo do ano e que são responsáveis por trazer muitos visitantes a diversas freguesias. O autarca entende que é possível “dar um salto qualitativo” ainda maior no caso da Festa da Castanha, assegurando que é essa a razão do “investimento que o Município e a Junta de Freguesia fazem de mãos dadas” proporcionando “coisas ligeiramente diferentes do que é o nosso quotidiano”.

“A Festa da Castanha é o reforçar do convite ao encontro com um Portugal genuíno, puro, autêntico. É o voltar de novo às raízes”, afirmou o vice-presidente da autarquia, destacando que se assinalam “11 anos de um evento que é uma marca de Oliveira do Hospital, do Vale do Alva e da Freguesia de Aldeia das Dez”.

Para José Francisco Rolo, também responsável pelo pelouro do Turismo, trata-se de um evento “que terá tendência a crescer e a ser uma marca forte no calendário dos eventos de Oliveira do Hospital que ao longo do ano atraem visitantes e turistas ao concelho” a par de outros como a Festa do Queijo Serra da Estrela ou a Feira do Porco e do Enchido de Meruge.

O certame vem reforçar o conceito “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, mote que serve de suporte à estratégia de promoção concelhia que tem vindo a ser consubstanciada em diversas iniciativas. “A Câmara Municipal, ao investir nestes eventos e ao trabalhar em parceria com a Junta de Freguesia e a Rede das Aldeias do Xisto, quer trazer mais gente a Oliveira do Hospital e que esses turistas possam estimular a atividade económica no concelho”, concluiu.

Sónia Madeira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, lançou o convite à visita de um certame que vai movimentar cerca de 500 quilos de castanhas e contar com mais de seis dezenas de stands para comercialização de diversos produtos gastronómicos e de artesanato. “A Festa da Castanha é uma marca de referência em Oliveira do Hospital e a nível nacional”, assinalou, lembrando que hoje tem “uma dimensão grandiosa” e que “os dias 20 e 21 ficarão na memória”.

Além da vasta animação ao longo do domingo que se desenrolará no cenário do santuário de Vale de Maceira, a oferta cultural começa no sábado à noite, com um concerto de Jazz de Luís Vicente Trio, inserido no ciclo XJazz que tem percorrido a Rede das Aldeias do Xisto, momento durante o qual será lançado o CD “Outeiro”. Trata-se de uma iniciativa do Jazz ao Centro Clube que, em parceria com as Aldeias do Xisto, tem “proporcionado uma oferta diferente e momentos únicos trazendo artistas a este território”, explicou o responsável, Miguel Pereira. Também Rui Simão, coordenador da Rede Aldeias do Xisto, frisou a importância deste ciclo XJazz, que “trouxe a um território motivações para sermos visitados por pessoas com estes interesses”. O responsável sublinhou ainda a mais valia de ter Aldeia das Dez como “porta norte” para um território vasto das Aldeias do Xisto, “marca que tem vindo a afirmar-se em torno de valores genuínos e autênticos que se prendem com a ruralidade e tem sido um estímulo para que os agentes possam organizar-se e criar motivações de visitação” como é o caso deste certame onde a castanha é rainha.

Encontra-se também em curso a preparação de cinco percursos turísticos, pedonais, que serão adjudicados brevemente pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e que irão convidar os turistas a descobrir uma das zonas com mais potencial turístico no concelho. Todos os circuitos partem de Aldeia das Dez e aí regressam, com escalas diferentes, e conduzirão, por exemplo, até Alvôco das Várzeas, praia natural classificada nesta rede do xisto. A curto prazo será também instalada uma loja das Aldeias do Xisto que irá valorizar e dar centralidade em termos turísticos a Aldeia das Dez.

Bem vindo