good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Estudantes de Arquitetura preparam projetos de requalificação para Alvoco das Várzeas

Alvoco das Várzeas recebeu, nos passados dias 8 e 9 de outubro, a visita de 41 jovens estudantes de Arquitetura da Universidade Lusíada, Polo de Vila Nova de Famalicão. O objetivo da visita, que terá repetições ao longo dos primeiro e segundo semestres do presente ano letivo, é a análise do potencial de Alvoco das Várzeas e a produção de estudos de ordenamento urbano e projetos de requalificação arquitetónica com vista ao desenvolvimento daquela freguesia, contemplada comas aprazíveis águas do rio Alvoco e com um espólio patrimonial de grande interesse e aptidão turística.

Para tal, o Município de Oliveira do Hospital estabeleceu um protocolo com a Universidade Lusíada que permitiu a vinda de estudantes e professores à aldeia de Alvoco das Várzeas que o Município de Oliveira do Hospital pretende promover como destino turístico, proporcionando também aos estudantes a oportunidade de trabalhar um território rural, valorizando as suas competências enquanto futuros arquitetos e, simultaneamente, contribuir para a estratégia de desenvolvimento do concelho de Oliveira do Hospital, que passa, em muito, por uma relação de proximidade com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, em especial com as universidades, mas também com outros centros de saber.

Presente na sessão de receção aos 41alunos e 4 professores do 3º ano de Arquitetura, o vice-presidente e vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital salientou a importância das sugestões e propostas técnicas dos estudantes para aquilo que o município ambiciona fazer em Alvoco das Várzeas. “Regra geral, as áreas de turismo são áreas com forte potencial. Queremos, neste território, transformar o potencial em produto turístico, na vertente do acolhimento e fruição do espaço”, observou José Francisco Rolo.

Feita uma breve enumeração dos recursos turísticos existentes na Região, o vereador com o pelouro do Turismo não deixou de partilhar com os presentes o orgulho pelo facto recente da entrada de Aldeia das Dez na Rede de Aldeias do Xisto, revelando que é, aliás, pretensão do município a concretização de um percurso semelhante com a aldeia de Alvoco das Várzeas. Alvo da observação de José Francisco Rolo foram ainda as recuperações de edifícios por parte de particulares -“algumas com grande êxito, centradas nos materiais e nas técnicas de construção tradicionais”, afirmou.

Dos projetos apresentados pelos alunos, a serem posteriormente divulgados em exposição pública, José Francisco Rolo ambiciona a concretização de alguns por parte do município. Vontade partilhada, aliás, com o arquiteto e professor Carlos Santos, que revela particular sensibilidade para o fenómeno de desertificação e necessidade de requalificação do mundo rural. “O desafio lançado à turma do 3º ano de Arquitetura tem o objetivo de proporcionar aos estudantes contacto direto com a realidade verificada nas zonas do interior, fazendo-os perceber que existe necessidade de desenvolver estas áreas, tornando-as dinâmicas”, observou.

Explicando que, no primeiro semestre, irão decorrer os estudos analíticos dos aspetos físicos, sócio-económicos, arquitetura e acessibilidades e que, no segundo semestre, terão lugar as propostas de intervenção -“que se pretendem livres criativas” -, sendo que todas passarão pela apresentação de um projeto de requalificação da praia fluvial de Alvoco das Várzeas, Carlos Santos pretende que os alunos “vão ao encontro dos desafios da sustentabilidade e da fixação de população”, passando a assumir a posição de “embaixadores” de Alvoco das Várzeas nos sítios por onde a vida profissional os faça passar.

Bem vindo