good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Dia Mundial da Alimentação comemorado com workshop na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

Os benefícios e malefícios dos diversos alimentos estiveram em análise no workshop interativo sobre alimentação saudável que decorreu, no dia 17 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.
A iniciativa surgiu no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, comemorado a 16 de outubro, e pretendeu chamar a atenção dos jovens em idade escolar para os benefícios de uma alimentação regrada e saudável.

A atividade, dirigida a duas turmas do ensino secundário, um grupo da ARCIAL e quatro turmas do 1º ciclo da EB1 de Oliveira do Hospital, contou com uma abordagem à preparação de um lanche altamente saudável, com a colaboração da docente Cristina Rodrigues, e com o contributo da nutricionista Rita Morais, responsável por transmitir aos presentes informação científica sobre a alimentação e sobre os riscos da obesidade e doenças associadas à má nutrição.“

Não existem alimentos proibidos; devem sim fazer-se as melhores opções, pelo que procurei divulgar essas opções através da apresentação de imagens de diferentes alimentos, fazendo perceber aos mais jovens que a alimentação deve ser variada, completa e equilibrada”, revelou Rita Morais no final do workshop que reuniu cerca de 130 pessoas.
A nutricionista defende que, no caso da alimentação dos jovens, não devem ser excluídos alimentos, encarando a roda dos alimentos como um “guia” para uma alimentação saudável. “Como nos demonstra a roda dos alimentos, existem elementos a ser incluídos com maior frequência, e outros com uma menor frequência, como a gordura e o açúcar”, explicou.
Salientando o facto de existir em Portugal uma grande taxa de obesidade, com níveis preocupantes ao nível infantil, a oradora baseou-se na sua experiência pessoal e profissional para referir que, no contexto da crise e dificuldades económicas advindas, “talvez as pessoas se apercebam que comer bem e saudável é mais barato do que optar pelo fast-food”. Vendo nas “marcas brancas”, cada vez mais usais, uma “escolha interessante”, chamou ainda a atenção para as vantagens da “comparação de rótulos”, tendo em conta não somente o custo do alimento, mas também a sua composição nutricional.
Das atividades dinamizadas pela Biblioteca Municipal constam ainda, até 21 de outubro, uma exposição de filatelia; e até ao final do mês uma campanha comemorativa do Dia Mundial do Animal, que se celebrou a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. A iniciativa dedicada aos animais apela à sensibilidade da comunidade no sentido da recolha de alimentos e bens necessários à subsistência dos que, por uma razão ou outra, foram abandonados. Os bens recolhidos serão entregues a uma associação protetora de animais.

Bem vindo