good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Centro comercial virtual valoriza produtos locais

Os vencedores do 2.º prémio do concurso municipal de ideias de negócio, “Empreender + Oliveira do Hospital” apresentaram o primeiro Centro Comercial Virtual 3D da Serra da Estrela. Trata-se de um projeto da empresa Regional Innovation, constituída por dois jovens promotores que apostaram num conceito pioneiro para a comercialização de produtos regionais.

O projecto da Regional Innovation assenta numa “plataforma inovadora, um centro comercial virtual em 3 dimensões, interactivo, e onde as pessoas podem circular como se fosse um centro comercial físico, e aí encontrar todos os produtos que a região oferece”, uma gama que abrange as áreas da gastronomia e do artesanato, mas que os jovens empreendedores querem alargar a outros setores. “Há plataformas semelhantes, mas nenhuma dedicada completamente à região e que pense no desenvolvimento da região”, afirmou Raquel Almeida, que acrescentou que tentaram “colmatar esta necessidade que sentíamos”, lembrando que muitas pessoas “no país e no estrangeiro têm dificuldade de acesso a estes produtos de qualidade da região.

Acessível 24 horas por dia, em qualquer parte do mundo, e inteiramente dedicada aos produtos endógenos e de excelência da Beira Serra e da Serra da Estrela, os promotores procuraram conseguir um equilíbrio entre a valorização do produto e um valor mais amigável para o consumidor, e cercaram-se de parceiros, de grande e pequena dimensão, “que acreditaram em nós. Temos o objetivo de criar uma rede de parceiros, trabalhando em conjunto, para criar novos produtos, inclusivamente alguns exclusivos da nossa plataforma”, acrescentou Raquel Almeida.

Gonçalo Garcia, a outra cara desta dupla de empreendedores, destacou que além do Centro Comercial Virtual, a Regional Innovation aposta na dinamização de um portal com informação constantemente atualizada sobre os produtos e produtores, com o objetivo de dar visibilidade a todas as novidades que surjam.

Queijo Serra da Estrela, vinhos e licores, enchidos, mel, compotas e artesanato são alguns dos produtos que já se encontram disponíveis para compra nesta plataforma que pode ser acedida em todo o mundo através do portal www.regional-innovation.com. A Regional Innovation pretende assumir, a nível regional, nacional e internacional, a liderança na representação e comercialização dos produtos da região, de forma tecnológica, científica e rigorosa.

O Centro Comercial Virtual 3D foi um dos projetos vencedores, em 2011, do concurso municipal “Empreender + Oliveira do Hospital” que garantiu um prémio monetário para o desenvolvimento da ideia de negócio e a instalação da empresa na incubadora de empresas da BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro.

Bem vindo