good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Biblioteca promove workshop “Alimentação Sem Glúten”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove, nos próximos dias 6 e 7 de maio, um workshop em parceria com a nutricionista Rita Morais sobre “A Alimentação do Celíaco”, com o apoio do município oliveirense e da Associação Portuguesa de Celíacos.

No dia 6, segunda-feira, a sessão informativa terá início às 15h30 e é dirigida aos restaurantes do concelho de Oliveira do Hospital que foram convidados a participar com o intuito de conhecerem de perto esta doença e se poderem capacitar para servir refeições seguras a clientes celíacos.

Já na terça-feira, dia 7, pelas 21h00, o workshop é aberto ao público em geral, de entrada livre, no auditório da Biblioteca Municipal, onde os participantes poderão conhecer a doença celíaca, os cuidados a ter, e esclarecer todas as dúvidas sobre a alimentação sem glúten.

A organização pretende com esta iniciativa, que se realiza no Mês do Celíaco, dar a conhecer a doença celíaca e sensibilizar os restaurantes locais e a população em geral para a única terapêutica existente, que passa por uma alimentação isenta de glúten. O que está em discussão é uma doença onde o único e exclusivo tratamento passa pela alimentação.

A doença celíaca é uma doença auto imune, que ocorre em indivíduos com predisposição genética, causada pela permanente sensibilidade ao glúten, proteína presente em cereais como o trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão de glúten, mesmo que em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa. O celíaco tem como único tratamento o seguimento vitalício de uma dieta alimentar rigorosa, sem glúten.

Bem vindo