good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Projeto “Em Roda Livro” incentiva troca de manuais escolares

Até dia 15 de setembro, as famílias oliveirenses podem entregar manuais escolares no âmbito do projeto “Em Roda Livro”, que fomenta a troca solidária destes livros e que tem sido desenvolvido, nestes últimos anos, pelo Município de Oliveira do Hospital em articulação com as escolas do concelho, bibliotecas escolares, associações de pais, encarregados de educação e alunos.

O banco de recolha de manuais escolares para troca funciona na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira, onde podem ser entregues de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 19h00. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA também são também pontos de recolha.

São aceites livros escolares, preferencialmente manuais em vigor conforme listagem do Agrupamento de Escolas desde o 1.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário.

Os manuais terão de se encontrar em bom estado de conservação, para que ainda possam ser utilizados por outros alunos, e cumprir as normas do regulamento do projeto “Em Roda Livro”, disponível nos pontos de recolha e na Câmara Municipal.

De referir que em troca destes manuais serão entregues às famílias outros manuais, de acordo com a preferência indicada na ficha de inscrição.

Com a implementação deste projeto de troca solidária dos manuais escolares, o Município de Oliveira do Hospital pretende apelar à consciencialização do valor dos livros escolares usados, que já foram úteis para uma família e poderão ser úteis para outra, envolvendo toda a comunidade educativa – alunos, pais e professores.

O projeto “Troca Solidária – Em Roda Livro” tem como objetivos promover a reutilização e o valor dos manuais escolares utilizados nos vários níveis de ensino; diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias, em função da condição socioeconómica dos candidatos ao empréstimo; incentivar boas práticas de proteção e educação ambiental; desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social; e permitir uma poupança considerável a cada família.

O Município pretende maximizar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessite e procurando alcançar objetivos sociais, ambientais e económicos. Cada livro entregue é um exemplo de solidariedade e contribui para o sucesso deste projeto.

Bem vindo