good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Agrupamento de Centros de Saúde emite recomendações para um Verão com Saúde

O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) divulgou um conjunto de recomendações no âmbito do “Programa de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas” que visa sensibilizar a população para os cuidados a ter com durante o Verão. No último boletim informativo disponibilizado, a entidade emite um conjunto de conselhos para um “Verão com Saúde” nomeadamente sobre a exposição dos idosos e das crianças ao calor.

No caso específico dos estabelecimentos de acolhimento de idosos alerta-se para o facto de a exposição ao calor, e sobretudo quando é intenso, constituir uma agressão para o organismo podendo desencadear efeitos graves como desidratação, agravamento de doenças crónicas, esgotamento, golpe de calor. Nos edifícios aconselha-se: a verificar o funcionamento do sistema de ar condicionado, caso exista, garantindo a sua manutenção; a fechar as janelas, particularmente das fachadas mais expostas ao sol; a manter as portas exteriores abertas o mínimo de tempo possível minimizando a entrada de calor; dispor de um número suficiente de sistemas de ventilação, nebulizadores de água e toalhas húmidas.

Também no caso das creches e infantários se alerta para o facto de o calor expor os bebés e as crianças ao risco de desidratação rápida, uma vez que são mais sensíveis, além de que as crianças, para satisfazerem as suas necessidades hídricas, precisam de ajuda. No que toca aos edifícios, além dos mesmos conselhos atrás descritos, sugere-se que ao entardecer, quando a temperatura no exterior for inferior à que se verifica no interior, se provoque correntes de ar mas com atenção para efeitos prejudiciais; e privilegiar os espaços protegidos e frescos. Deve ser avaliada a temperatura nas salas, com recurso a termómetros, e quando for elevada e não exista sistema de climatização, utilizar ventoinhas e distribuir garrafas com gelo pela sala de forma a facilitar a descida da temperatura ambiente.

De referir que as autoridades ativaram, desde o passado mês de maio, um plano de contingência para as ondas de calor, devendo ser tomadas medidas adequadas nomeadamente quando se verificarem ondas de calor sendo que se deve dar especial atenção às populações vulneráveis, como idosos, acamados ou em isolamento.

Mais recomendações e medidas de prevenção são disponibilizadas no site da Direção Geral de Saúde – www.dgs.pt – que podem e devem ser consultadas pela população. “Mantenha-se atento aos avisos” das Autoridades de Saúde, do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Proteção Civil, sugere o ACES PIN à população em geral, sendo que para mais informações pode ser contactada a Linha Saúde 24 pelo número 808 24 24 24.

Bem vindo