good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“A Terra Toda” na Biblioteca Municipal

O escritor José Manuel Saraiva apresenta o seu quarto romance, “A Terra Toda”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, no próximo sábado, 13 de julho, pelas 16h00.

José Manuel Saraiva é natural da aldeia de Santo António do Alva, do concelho de Oliveira do Hospital, e foi durante largos anos jornalista, tendo pertencido aos quadros de “O Diário”, “Diário de Lisboa”, “Grande Reportagem” e “Expresso”. É também autor de “Madina do Boé – A Retirada” e de “De Guilege a Gadamael – O corredor da morte”, documentários sobre a guerra colonial produzidos pela SIC. Foi ainda o guionista do telefilme “A Noiva”, realizado por Galvão Teles.

Em 2001 publicou “As Lágrimas de Aquiles”, a sua primeira incursão no romance. Mais tarde, em 2005 surpreendeu com “Rosa Brava”, um romance histórico baseado na vida de D. Leonor Teles de Menezes, com o qual atingiu grande sucesso. Em 2008 voltou ao romance histórico com “Aos Olhos de Deus”, inspirado na embaixada que o rei D. Manuel I enviou, em 1514, ao Papa Leão X. A aposta no romance histórico consagrou José Manuel Saraiva como um dos mais populares autores portugueses.

Mais recentemente publicou “A Terra Toda” (2011), que agora apresentará no seu concelho natal, onde também esteve por ocasião do lançamento do seu terceiro romance. Com este livro, José Manuel Saraiva faz uma pausa no romance histórico e aborda a atualidade.

Bem vindo