good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município comemora Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital vai proporcionar uma visita guiada aos museus do concelho para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se comemora no dia 18 de maio.

A visita, de caráter gratuito, percorrerá os cinco museus do concelho, com início às 9h00 no Museu da Fundação D. Emília Vasconcelos Cabral Metello, em Oliveira do Hospital. Os visitantes seguirão depois para o Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira; Museu Etnográfico da Freguesia de Meruge; e Casa da Poesia D. Maria Amélia de Almeida, em Travanca de Lagos. A visita guiada terminará ao final da manhã, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 17 de maio, nos Paços do Município, junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou através dos e-mails gav@gm-oliveiradohospital.pt e geral@gm-oliveiradohospital.pt; nas Bibliotecas Municipais e na Casa da Cultura. A autarquia conta com a colaboração das juntas de freguesia envolvidas.

Em 2013, por decisão do ICOM, o Dia Internacional dos Museus está subordinado ao tema “Memória + Criatividade = mudança social”. O património que os museus exibem e protegem está associado com a inventividade e vitalidade que tem caracterizado o setor museológico nos últimos anos e representam os seus pontos fortes. Entende-se que reconciliar a missão tradicional de preservação dos museus com o aumento da criatividade necessária para a renovação e aumento de visitantes é a evolução que os museus necessitam para que a sua presença e ações consigam mudar a sociedade de forma construtiva.

Bem vindo