good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Percursos Pedestres de Oliveira do Hospital integrados na Rede de Caminhos do Xisto

O Município de Oliveira do Hospital e a ADXTUR apresentam no próximo dia 21 de abril, domingo, cinco percursos pedestres da rede das Aldeias do Xisto do concelho de Oliveira do Hospital. A cerimónia de apresentação destes percursos está agendada para as 10h00, no Largo Alfredo Duarte, junto à Casa do “S”, durante a qual será também efetuado o lançamento da Loja do Xisto de Aldeia das Dez, um equipamento da responsabilidade da ADXTUR que funcionará neste edifício emblemático daquela freguesia.

Seguir-se-á a realização de uma caminhada, a “Rota Imperial”, percurso circular que tem início em Aldeia das Dez, passa por Avô e regressa àquela aldeia do xisto, onde no final haverá animação musical e um Serra de Honra com degustação de produtos regionais.

O concelho de Oliveira do Hospital passa a dispor de cinco percursos de pequena rota, devidamente oficializados, que resultam da candidatura do Município oliveirense ao PROVERE/1.3 – Consolidação da Rede de Caminhos do Xisto, medida desenvolvida pela ADXTUR no âmbito das Aldeias do Xisto e que visam valorizar a região geográfica e zona envolvente, de paisagem singular que mistura a rudeza de calçadas romanas com a beleza dos bosques e das zonas de água.

De realçar que quatro destes cinco percursos se interligam e abrangem um conjunto de pontos de interesse do concelho de Oliveira do Hospital, possibilitando a visita de variadas combinações de percursos, distâncias e dificuldades. Todos eles têm como denominador comum o elevado interesse no âmbito do turismo e do lazer, proporcionando a descoberta de uma área geográfica que envolve os vales dos rios Alva e Alvôco, a Serra do Açor e a zona de transição entre o xisto e o granito.

Os cinco percursos oficializados integrados na Rede de Caminhos do Xisto, no concelho oliveirense são:

PR1 – “Pelas Várzeas do Alvoco”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 19,9 km e duração prevista de 5h15min;

PR2 – “Rota Imperial”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 13,3 km e duração prevista de 3h30min;

PR3 – “Na Peugada do Ermitão”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 9,7 km e duração prevista de 2h50min;

PR4 – “À volta do Alva”: percurso circular, com início e fim na Ilha do Picoto, em Avô, com uma distância de 8 km e duração prevista de 2h10min;

PR5 – “A Marcha dos Veteranos”: percurso circular, com início e fim no Jardim da Cidade de Oliveira do Hospital, com uma distância de 14,5 km e duração prevista de 3h30min.

Estes elementos reforçam a estratégia de promoção do potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital promovida pela Câmara Municipal e que visa a divulgação do património nas suas diversas vertentes e a dinamização de ações para atrair visitantes, seguindo o lema “Venha e Visite Oliveira do Hospital”.

Para mais informações e inscrições na caminhada deverá ser contactado o Gabinete de Apoio à Vereação do Município – gav@cm-oliveiradohospital.pt ou o telefone 238605250.

Bem vindo