good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Vaivém Oceanário estacionou em Oliveira do Hospital

O “Vaivém Oceanário” está estacionado, desde quarta-feira, em Oliveira do Hospital, no Largo Ribeiro do Amaral, onde vai permanecer até sábado, dia 6 de abril. Por estes dias, as crianças do 1.º ciclo e pré-escolar visitam este “Projeto de Educação Ambiental em Movimento do Oceanário de Lisboa” que leva aos visitantes experiências educativas originais que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

As atividades educativas dirigem-se a alunos e professores e têm como tema central a exposição “Tartarugas marinhas – a viagem”, que serve de mote para a divulgação de inúmeras curiosidades sobre toda a temática e sobre a missão do Oceanário. Foi ainda promovido o workshop “Mar de oportunidades”, dirigido a professores e educadores, durante o qual os técnicos do Oceanário de Lisboa forneceram ferramentas educativas originais que facilitam a exploração do tema “economia do mar” na sala de aula.

No último dia de permanência do Vaivém Oceanário, a 6 de abril, as famílias e o público em geral poderão conhecer os segredos da vida das tartarugas marinhas e aprofundar os seus conhecimentos sobre os oceanos. Todos os visitantes receberão ainda um voucher com oferta de 10% de desconto na entrada no Oceanário de Lisboa. Com este projeto, o Oceanário de Lisboa visa chegar a todos os públicos, de todas as idades, com o objetivo de consciencializar as populações para a proteção do património natural e a alteração de comportamentos face ao meio ambiente.

Para além da parceria com o Oceanário de Lisboa, que permitiu a permanência desta unidade móvel na sede de concelho, o Município de Oliveira do Hospital dinamizou a ação de sensibilização “O Valor da Água”, que integra componentes como exposição, dramatização ambiental e projeção de um filme sobre este bem tão precioso. Esta ação de educação ambiental, idealizada pelos serviços técnicos da autarquia e promovida no âmbito do Ano Internacional da Cooperação pela Água, visa transmitir uma ideia de indispensabilidade e de risco de escassez da água, e do imenso valor que lhe está associado.

Além da visita ao Vaivém Oceanário, as crianças participam ativamente nesta ação, a decorrer na Biblioteca Municipal, onde assistem à dramatização da viagem de uma gota de água, sendo depois convidadas a mergulhar no ciclo da água. É num cenário que atravessa montanhas e oceanos que se abordam temáticas como a água escondida, a origem da água, a sua utilização, e as consequências da sua falta, partindo-se de seguida para a temática da sua poupança, sem esquecer o fator poluição e as suas consequências. Pelo meio há ainda um jogo que revela quantos litros de água são necessários para produzir uma simples maçã, um bife, um copo de leite ou uma folha de alface. Já na parte final, os alunos assistem a um pequeno filme de sensibilização ambiental em que acompanham a mascote deste projeto, o cão Plim, que desafia as crianças a serem amigas da água e da floresta, transmitindo uma forte mensagem de que a água é um bem valioso e escasso, que deve ser preservado e poupado.

Estas atividades inserem-se na iniciativa “Oliveira do Hospital trata bem o Ambiente”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, que continua a apostar fortemente em ações de sensibilização para a educação ambiental.

Bem vindo