good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Pelo quarto ano consecutivo o Município de Oliveira do Hospital associa-se ao movimento AMO PORTUGAL na iniciativa Limpar Portugal 2013

No seguimento do que tem vindo a ser praticado nos últimos anos, o Município de Oliveira do Hospital associa-se, mais uma vez e pelo quarto ano consecutivo, ao projeto cívico e ambiental Limpar Portugal, em parceria com a AMO PORTUGAL – Associação Mãos à Obra Portugal e no âmbito dos objetivos da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital.

A adesão a este tipo de iniciativas tem sido crescente, não só pelo número de voluntários, mas também pelos parceiros que se aliam ao Município de Oliveira do Hospital e juntos abraçam este projeto.

No decorrer das três iniciativas já realizadas no concelho de Oliveira do Hospital recolheram-se cerca de 39 toneladas de lixo, tendo havido um aumento de 38% da quantidade de lixo recolhido no ano de 2012, em comparação com os anos anteriores.

Este ano o mote é “LIMPAR PORTUGAL 2013 – RESPONSABILIZAR PORTUGAL”, cujo principal objetivo é georreferenciar/mapear todas as deposições ilegais de resíduos. Como se pode atestar através do comunicado da AMO PORTUGAL, em 2013 “vamos georreferenciar/mapear todas as deposições ilegais de resíduos para apresentar a Portugal num grande debate público nacional. Será uma autêntica caça à deposição ilegal de resíduos!”

“O “Mãos à Obra! Limpar Portugal 2013″ conta com a ação de voluntários na organização e na coordenação e espera-se a adesão massiva, a 24 de Março de 2013.”

Portanto, em 2013 não haverá lugar a ações de limpeza, mas sim de sensibilização e educação ambiental. Ainda em http://www.amoportugal.org/pt/limparportugal2013 : “Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.”

Neste sentido, o Município de Oliveira do Hospital pretende desencadear diversas ações de sensibilização e educação ambiental, entre as quais a exposição fotográfica “Limpar Portugal em Oliveira do Hospital 2012” (a partir do “Concurso Fotográfico Voluntários Limpar Portugal em Oliveira do Hospital 2012”), que decorrerá entre 21 de março e 14 de junho, inaugurando-se a mesma nos Paços do Município e passando depois

por todos os agrupamentos escolares do concelho, Escola Secundária de Oliveira do Hospital e EPTOLIVA.

Esta exposição fotográfica, resultado do concurso promovido em 2012 pelos diferentes grupos de voluntários, visa sensibilizar para a educação e preservação ambientais, assim como gerar reflexão participativa sobre a problemática do lixo e do desperdício.

Tal como sucedeu nas edições anteriores, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai proceder à identificação de lixeiras a céu aberto (depósitos ilegais de resíduos), contando com a participação das Juntas de Freguesia, GNR, Bombeiros Voluntários, CAULE, ERVEDUS e demais associações ambientais e não ambientais do concelho.

Ainda no âmbito desta iniciativa, decorrerão no dia 24 de março várias Caminhadas Ecológicas pelos mais recentes Percursos Pedestres do concelho de Oliveira do Hospital, devidamente oficializados:

PR1 – “Pelas Várzeas do Alvoco”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 19,9 km e duração prevista de 5h15min;

PR2 – “Rota Imperial”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 13,3 km e duração prevista de 3h30min;

PR3 – “Na Peugada do Ermitão”: percurso circular, com início e fim em Aldeia das Dez, com uma distância de 9,7 km e duração prevista de 2h50min;

PR4 – “À volta do Alva”: percurso circular, com início e fim na Ilha do Picoto, em Avô, com uma distância de 8 km e duração prevista de 2h10min;

PR5 – “A Marcha dos Veteranos”: percurso circular, com início e fim no Jardim da Cidade de Oliveira do Hospital, com uma distância de 14,5 km e duração prevista de 3h30min.

Estas caminhadas não servirão apenas para apreciar as belas paisagens e trilhos naturais do Concelho de Oliveira do Hospital, mas igualmente terem um caráter pedagógico, no sentido da sensibilização e mudança de atitudes perante a natureza, com base na perceção dos impactes ambientais que as deposições ilegais de resíduos podem ter na mesma.

Juntos vamos “LIMPAR PORTUGAL 2013 – RESPONSABILIZAR PORTUGAL” em Oliveira do Hospital. Contamos consigo!

Para mais informações, contacte, por favor, o Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do endereço eletrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou pelo telefone 238 605 257.

Bem vindo