good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Poesia de Fernando Pessoa animou serão na Biblioteca Municipal

A poesia de Fernando Pessoa, ortónimo e heterónimos, foi o mote para um serão cultural na última noite do mês de janeiro.

A sala de adultos da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital encheu-se de público, de todas as idades, motivado pelo gosto pela poesia do grande autor português ou pela curiosidade de descobrir o seu legado. Mais de meia centena de pessoas assistiu a mais uma edição deste “Encontro(s) com a Poesia”, na atmosfera acolhedora que carateriza estes saraus, gerando um despreocupado momento de partilha.

A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, contou, como vem sendo hábito, com a colaboração de um leque de amigos da Biblioteca na preparação e seleção dos textos. De registar o aumento de participantes que se verificou neste último encontro, alguns dos quais se juntaram a estes momentos pela primeira, trazendo consigo um poema previamente escolhido. Este “Encontro(s) com a Poesia” dedicado a Fernando Pessoa e seus heterónimos contou ainda com a presença de um grupo de cidadãos estrangeiros a residir no concelho de Oliveira do Hospital e da sua professora de português, que enriqueceu a sessão com a declamação de poemas do autor em neerlandês, língua mãe desta docente.

Além da declamação de poemas e outros textos de Fernando Pessoa, uns mais populares do que outros, a sessão foi acompanhada por reflexões sobre a vida e obra do autor pela voz de Nuno Teixeira, professor de Português na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, que acedeu ao convite para fazer uma breve apresentação do escritor.

Iniciativas como esta, dedicadas à poesia, são promovidas mensalmente na Biblioteca Municipal da cidade, e abertas à participação de todos os que queiram partilhar estes momentos de cultura. E porque o tempo foi pouco para tudo o que havia para falar e descobrir sobre a poesia de Fernando Pessoa, a vereadora da Cultura, Graça Silva, deixou a promessa da organização de novo encontro dedicado a este vulto da literatura portuguesa.

Bem vindo