good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Lucinda Maria apresentou “Palavras Sentidas”

O livro “Palavras Sentidas”, de Lucinda Maria, editado com a chancela do Município de Oliveira do Hospital, foi apresentado no passado sábado, no auditório da Biblioteca Municipal. A sala esteve repleta de familiares e amigos da autora que, num ambiente informal, assistiram à apresentação da compilação de mais de 250 sonetos escritos por esta professora primária que marcou gerações.

Na abertura da sessão, a vereadora da Cultura, Graça Silva, cumprimentou os presentes que se associaram ao lançamento de um livro “duma pessoa muito especial, não só para a Biblioteca como para a Universidade Sénior e para Oliveira do Hospital” e que estava agora a “realizar um sonho”. Graça Silva sublinhou o envolvimento da Câmara Municipal que “tem vindo a apoiar a edição de livros de autores oliveirenses”, sublinhando a honra de ter “mais um autor que se junta à lista de escritores editados do concelho” cujo trabalho abrange várias áreas literárias, como a poesia ou o romance.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital salientou o papel de “grande pedagoga, que marcou muitos alunos”, referindo-se a Lucinda Maria. Sublinhando o posicionamento da autarquia na área da cultura, José Carlos Alexandrino sublinhou a disponibilidade para apoiar os autores concelhios e a edição de livros dirigidos a vários tipos de público. “O concelho é rico nas diferentes vertentes da cultura e, apesar dos cortes financeiros brutais que temos sofrido, temos procurado manter a nossa política de apoio à cultura e ao desporto, porque sabemos o caminho que queremos seguir”, afirmou.

Lucinda Maria dirigiu agradecimentos a todos os presentes pelo apoio manifestado, dando conta de que “este acontecimento significa a concretização de um sonho. Há muito tempo que escrever, nomeadamente poesia, é um dos maiores gostos da minha vida”.

Vítor Fernandes, autor do romance “Quinta das Tulipas”, dirigiu também algumas palavras à autora, para quem escreveu o prefácio do livro. “Comparei este livro a uma viagem, é como um navio que nos leva por um mar de emoções”, referiu, desafiando os presentes a “embarcar neste navio e procurar o oceano de Lucinda Maria, cheio de lindas palavras que, no fundo, são palavras sentidas”.

Natural de Oliveira do Hospital, Lucinda Maria Cardoso de Brito concluiu o curso de Magistério Primário na Guarda, em 1972, ano em que iniciou a carreira de docente na escola de Oliveira do Hospital. Exerceu a profissão em S. António do Alva, Penalva de Alva e Negrelos, antes de regressar a Oliveira do Hospital, onde trabalhou até se aposentar, em 2004. É docente de Manualidades, a título voluntário, na Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, onde frequenta também algumas cadeiras.

Bem vindo