good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Auditoria confirma certificação do Sistema de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi alvo da segunda auditoria externa de acompanhamento referente ao 2.º ciclo de certificação, o qual atestou a manutenção sistema. A certificação dos serviços é supervisionada pela empresa SGS – ICS de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008, sendo válida até ao início de 2014.

Estão certificados os serviços da Secção de Obras Particulares e de Metrologia e os respetivos processos operacionais sendo que os processos de suporte e os serviços responsáveis pelos mesmos são igualmente auditados, como é o caso do aprovisionamento, informática, infraestruturas, recursos humanos, gestão financeira e gestão do sistema.

A auditoria realizada veio confirmar a evolução em alguns campos e as boas práticas dos serviços do Município, que alcançaram os objetivos propostos. A implementação da certificação de qualidade permite uma visão mais global e transversal dos processos e tem garantido a melhoria de alguns itens inerentes aos serviços, como o tempo de resposta ou a diminuição da burocratização.

O sistema de qualidade permite, ainda, um maior controlo dos recursos que são executados pelo Município; a medição de forma rigorosa das variáveis incluídas, como o tempo e os trajetos; e a avaliação e deteção dos pontos fracos e fortes e sua consequente melhoria.

A implementação do SGQ é efetuada pelo Grupo da Qualidade. José Francisco Rolo, vereador responsável pelo pelouro da Tecnologia e Inovação, realça “este trabalho, que é um processo dinâmico e está alicerçado na evidente saúde financeira do Município de Oliveira do Hospital. Este caminho revela um investimento constante na melhoria dos serviços prestados aos munícipes e aos contribuintes que podem confiar na qualidade do serviço prestado pelo município”. Adianta o vice-presidente da autarquia que a certificação dos serviços “é uma clara aposta pela qualidade dos serviços prestados, que vai ser alargada a outros sectores a curto prazo, realçando-se o trabalho de Planeamento e de todo o Grupo da Qualidade, como ficou patente no relatório da auditoria”. Neste documento é realçado que durante a execução da auditoria foi “perfeitamente percetível o empenho do executivo, assim como de todos os colaboradores contactados, que demonstraram conhecer bem o sistema”; a existência de “excelentes níveis de satisfação dos munícipes quer para as Obras Particulares quer para a Metrologia”; e a “inexistência de reclamações dos munícipes” no ano 2011 e 2012, até este momento.

Bem vindo