good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Velha Gaiteira na Casa da Cultura

A Casa da Cultura acolheu no passado sábado, dia 24 de novembro, um concerto de Velha Gaiteira, grupo composto por três músicos que nasceu no Paúl com o intuito de divulgar a gaita de foles transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa.

Trata-se de um projeto de raiz tradicional cujo repertório, de acordo com os seus mentores, “serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a música enquanto veículo de comunicação e expressão cultural e identitária”. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo e dos adufes, criando um novo estilo que tem sido denominado por “Trance Rural Orgânico”.

A noite chuvosa não afastou as dezenas de oliveirenses que usufruíram de um animado serão musical proporcionado pela Velha Gaiteira, que apresentou músicas tradicionais e alguns temas originais que estão a ser trabalhados para a edição de um segundo CD.

A oferta diversificada em termos culturais tem sido uma das apostas da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que neste último ano tem procurado oferecer ao público oliveirense projetos musicais de diferentes sonoridades. Para o próximo fim de semana estão agendados mais dois concertos: na sexta-feira, 30 de novembro, o oliveirense Mário Oliveira presenteará o público com o seu espectáculo de concertina; sábado, dia 1 de dezembro, será o dia do concerto com Celina da Piedade, reputada acordeonista que tem acompanhado inúmeros músicos de renome, como Rodrigo Leão ou os grupos Amor Electro e Virgem Suta.

Bem vindo