good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Parque dos Marmelos: 30 entidades apadrinharam plantação de árvores

O Município de Oliveira do Hospital promoveu mais uma ação de reflorestação, no passado sábado, 24 de novembro, no âmbito do “Dia Florestar Portugal com Flora Autóctone”.

Neste ato simbólico foram plantadas 30 árvores de espécies autóctones, apadrinhadas por outras tantas entidades e organizações que operam no concelho de Oliveira do Hospital em vários domínios, como a defesa da floresta, a solidariedade e ação social, a educação, cultura, juventude e saúde, e que ficam “responsáveis por acompanhar o desenvolvimento da árvore”. Trata-se de incentivar “uma participação mais viva e responsável por aquilo que é coletivo”, afirmou José Francisco Rolo.

O local escolhido para esta ação foi a margem da Ribeira de Cavalos, no Parque dos Marmelos, numa perspetiva de valorização daquele espaço. O vice-presidente do Município, que gere o pelouro do Ambiente, adiantou que aquela é uma área que “precisa de ser cuidada” e sobre a qual a “Câmara deve ter um olhar diferente”, dando ainda conta da preocupação do Município em relação a um espaço para o qual existe um estudo prévio para a valorização das suas margens e que passa por dotá-lo com mais valias que permitam a sua “fruição, descoberta e lazer”.

O Município de Oliveira do Hospital já investiu, desde 2010, na recuperação de 15 hectares de terreno em várias ações de reflorestação e sensibilização ambiental que têm decorrido em regime de voluntariado, com particular atenção para as zonas ardidas. “O Município tem feito o seu trabalho num registo de parceria com várias entidades”, explicou o vereador do Ambiente, que frisou que “é uma forma de compensar o flagelo anual dos incêndios que têm devastado várias hectares de floresta”.

Depois do perímetro da N. Sra. das Necessidades, em Aldeia das Dez, e do Baldio das Rodas, em Penalva de Alva, a próxima reflorestação, em março do próximo ano, será realizada num baldio de Rio de Mel, na freguesia de S. Gião, área fustigada por um violento incêndio no verão passado. José Carlos Marques, do Gabinete Florestal do Município, adiantou que a iniciativa será alvo de apreciação na próxima reunião do Conselho Municipal de Proteção Civil, e será aberta à comunidade em geral, para que todos possam “dar um contributo para a reflorestação daquela área”.

Com o “Dia Florestal Portugal com Flora Autóctone”, o Município de Oliveira do Hospital deu mais um passo na reflorestação e plantação de novas espécies locais, como carvalhos, medronheiros e sobreiros, numa ação inserida nos objetivos da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital e em colaboração com a Plataforma AMO Portugal, através da qual foram dinamizadas iniciativas semelhantes por todo o país no dia dedicado à floresta autóctone.

Bem vindo