good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Projeto “Lar na Biblioteca” recorda tradições

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital continua a dinamizar o projeto “Lar na Biblioteca”. Mensalmente, um Lar de Idosos é convidado a visitar este equipamento municipal, gerando-se um momento de partilha enriquecedora entre os participantes.

Novembro é o mês por excelência das castanhas e do S. Martinho, e foi este o mote para as conversas entre técnicas da Biblioteca Municipal e o grupo de 17 utentes do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira que marcou presença esta terça-feira, dia 13 de novembro.

Estes utentes falaram sobre tradições desta época do ano, partilharam alguns episódios vividos em tempos antigos, que em muitos deles deixam saudades, e relembraram usos e costumes que se foram perdendo no tempo.

A participar pela segunda vez nesta iniciativa, depois de um primeiro encontro em outubro, para assinalar o Dia Internacional do Idoso, foi com grande satisfação que visitaram, uma vez mais, a Biblioteca Municipal. Além desta troca de experiências, iniciativas deste tipo, concretizadas em colaboração com as instituições que frequentam, proporcionam-lhes um dia diferente do seu quotidiano.

No final da partilha de tradições houve um lanche onde não faltaram as apetitosas castanhas em jeito de celebração do S. Martinho.

O projeto “Lar na Biblioteca” é uma das iniciativas do plano anual de atividades da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital que visa trazer, no mínimo uma vez por mês, um grupo de idosos a este espaço. Pretende-se que todos os lares participem nesta iniciativa de recolha das tradições sobre o mês ou estação do ano em que se encontram e que eram vividas nas suas terras de origem.

Bem vindo