good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Juventude, Europa e Poder Local

FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, realiza de 22 a 24 de Novembro de 2012 um Seminário no âmbito da temática “Juventude, Europa e Poder Local”, que terá lugar na Cidade de Braga, Capital Europeia da Juventude 2012.

A frágil condição dos jovens em Portugal e na Europa exige uma reflexão atenta e uma ação política que articule medidas locais, nacionais e transnacionais. O trabalho desenvolvido pelas associações juvenis é um dos exemplos da capacidade transformadora dos jovens e por isso urge reconhecer o seu mérito e promover o seu desenvolvimento. Nesse sentido, os dirigentes autárquicos, dada a sua desejável proximidade com as organizações juvenis e as comunidades onde estas se inserem, têm responsabilidades acrescidas na promoção de políticas autárquicas de juventude efetivamente participadas pelos jovens nos vários processos de tomada de decisão. Igualmente, a intervenção política na área da juventude à escala municipal implica uma orientação estratégica numa multiplicidade de áreas de governação que afetam a vida dos jovens, nomeadamente no que respeita à educação, à saúde, à participação cívica/associativismo, à habitação, ao emprego, ao lazer, à segurança, entre outras.

Neste Seminário, apoiado pelo Programa Europeu Juventude em Ação e tendo como premissa o Diálogo Estruturado, pretende-se a participação em simultâneo de jovens dirigentes associativos dos vários Municípios de Portugal, bem como de responsáveis pelas políticas de juventude das respetivas autarquias locais, tornando-se assim um espaço privilegiado de debate e de partilha de ideias.

Esta iniciativa, ao assumir uma dimensão nacional, tem como pretensão potenciar o intercâmbio, a partilha e a discussão de boas práticas de cada autarquia, em especial aquelas que promovem a efetiva participação dos jovens. Consequentemente, pretende-se reforçar parcerias e promover o trabalho em rede entre organizações de juventude, responsáveis políticos e jovens – esta será uma oportunidade única para a partilha de ideias e experiências entre líderes autárquicos e as associações juvenis.

Deste Encontro/Seminário deverá emanar a elaboração de um documento, a Declaração de Braga sobre políticas autárquicas de Juventude.

Programa provisório

Bem vindo