good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

ADI dinamiza ações de formação para comércio local

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vai disponibilizar ações de formação para o comércio local dos dois centros urbanos. Em cada um dos concelhos vão funcionar quatro cursos cujo plano de formação foi apresentado publicamente esta quarta-feira, 24 de outubro.

As formações especializadas serão frequentadas por 60 pessoas – 40 em Oliveira do Hospital e 20 em Tábua – entre comerciantes, colaboradores e pessoas inscritas nos Gabinetes de Inserção Profissional que procuram emprego na área do comércio e serviços, e serão ministradas em horário pós laboral.

Este plano de formação resulta duma parceria da ADI com a empresa de formação À Medida, a Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital (EPTOLIVA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que cedem as suas instalações para a realização das formações e disponibilizam formadores dos seus quadros, conseguindo-se um “aproveitamento de recursos qualificados de duas instituições da região para porem essas competências ao serviço das empresas”, constatou o presidente da ADI, José Francisco Rolo.

Como explicou o responsável, a disponibilização de um plano de formação especializada teve como ponto de partida um inquérito realizado junto dos comerciantes sobre medidas que pudessem dinamizar o comércio local e qualificassem as empresas comerciais dos dois centros urbanos. “Em ambos os centros urbanos houve referência à necessidade de haver mais formação especializada, em temas específicos que melhorassem a organização e a competitividade dos estabelecimentos comerciais” referiu o presidente da ADI. No seguimento das sugestões dos destinatários deste plano, as ações vão versar sobre questões relacionadas com a gestão e organização interna das empresas comerciais, a gestão documental e ficheiros de clientes; a organização contabilística; técnicas de marketing e merchandising, e relações públicas (acolhimento e encaminhamento de clientes).

Nesta sessão foi ainda apresentada a caracterização dos estabelecimentos comerciais dos centros urbanos de Oliveira do Hospital e Tábua, que se situam nas duas centenas, e onde predominam, por esta ordem, os sectores de moda e acessórios; restauração; decoração, móveis e eletrodomésticos. Quanto aos comerciantes e colaboradores, o nível das habilitações literárias está ao nível do 12.º ano ou com formação profissional.

“Queremos fazer um trabalho de capacitação e qualificação das empresas comerciais de Oliveira do Hospital e Tábua” assegurou José Francisco Rolo, garantindo não ficar por aqui. Em primeira mão, o presidente da ADI divulgou que está a ser elaborado, em colaboração com a ESTGOH, um portal do comércio dos centros urbanos de Tábua e Oliveira do Hospital que irá divulgar a oferta comercial dos dois centros urbanos. O projeto visa a “divulgação de todos os estabelecimentos comerciais” e o desenvolvimento de “inovadoras campanhas de marketing” em parceria com os alunos do curso de Administração e Marketing daquela escola, responsáveis por efetuar a “gestão criativa do portal”.

Na apresentação das ações de formação, Artur Abreu, presidente da ADEPTOLIVA, sustentou que a escola profissional “vê com agrado” esta parceria que possibilita à EPTOLIVA reforçar-se como entidade formadora “aberta à comunidade e que disponibiliza formação para outros destinatários que não apenas os alunos da formação profissional”.

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, reforçou a “oportunidade” gerada por estes projetos, que potenciam a escola, docentes e alunos, no concelho e na região, manifestando a disponibilidade para futuras parcerias.

Com a aposta neste plano de formação dirigido ao comércio local, a ADI reforça os quatro pilares em que assenta o seu trabalho: qualificação do comércio local através de ações de formação e sensibilização; realização de campanhas de apelo às compras no comércio local, no espírito de solidariedade com um sector que é próximo e amigo do cliente, plasmado no slogan “Cá Compra, Cá Fica”; criação de dinâmicas de atratividade através de ações e campanhas de compras no Natal sustentadas em animações alusivas à quadra e nos prémios associados ao sorteio de Natal; organização e promoção de eventos, em parceria com os municípios, que levem pessoas aos centros urbanos e proporcionem mais clientes e oportunidades de negócio.

Bem vindo