good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Festa da Castanha: oferta cultural atraiu público

A 11.ª edição da Festa da Castanha potenciou, uma vez mais, o nome de Aldeia das Dez. O certame levou até à freguesia milhares de pessoas atraídos pelo programa diversificado que preencheu todo o fim de semana.

O programa teve início no sábado, com a iniciativa inédita proporcionada pelo concerto de jazz do Luís Vicente Trio complementado pelo lançamento do CD “Outeiro”, pela mão da JACC Records. Inserido no Xjazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto, tratou-se de um momento único que levou uma cultura mais urbana até ao território rural e que proporcionou, a muito do público presente, nomeadamente aos moradores mais idosos, um primeiro contacto com a sonoridade do jazz. O cenário ímpar proporcionado pelo Solar Pina Ferraz, construção do século 18, foi o palco ideal para a realização deste concerto que atraiu público de todas as idades, contando-se em mais de uma centena o número de pessoas que testemunhou uma noite memorável aconchegada por boa música neste cenário privilegiado de Aldeia das Dez, localidade que integra a rede das Aldeias do Xisto.

A iniciativa foi ainda uma forma de dar dignidade a este imponente espaço no centro da aldeia, que ficou repleto com as gentes da terra e muitos visitantes, que acabaram por ocupar também a rua. E nem o frio demoveu um público que resistiu e se mostrou muito participativo, acompanhando a restante programação delineada para a noite de sábado – logo após o final do concerto, já no Largo Alfredo Duarte, foi exibido o filme “Nossa Terra – Artes e Ofícios Tradicionais de Oliveira do Hospital”, seguindo-se um magusto tradicional num ambiente de são convívio e de partilha dos sabores e das tradições deste território rural.

No domingo, milhares de pessoas rumaram ao Santuário da Nossa Sra. Das Preces, em Vale de Maceira, motivados pela castanha, rainha de um certame que disponibiliza aos visitantes uma panóplia de produtos que vão da gastronomia ao artesanato. Mais de sessenta expositores com variados artigos e os 500 quilos de castanha disponibilizados, aliados a uma programação cultural e musical contínua, contribuíram para o sucesso da 11.ª edição da Festa da Castanha. Este é um certame cuja programação e dinâmica têm vindo a ser melhorados de ano para ano, e que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apoia, numa estratégia de promoção do concelho e do potencial turístico que tem para oferecer a quem visita o município.

Bem vindo