good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Exposição «Nossa Terra» valoriza trabalho dos artesãos locais

Exposição Nossa Terra

O Município de Oliveira do Hospital apresentou oficialmente o filme promocional “Visite Oliveira do Hospital”, um suporte para as campanhas de promoção do concelho destinado aos vários operadores turísticos. Este vídeo, bem como o documentário “Nossa Terra”, apresentados no dia 5 de outubro, fazem parte da estratégia de promoção turística definida para o concelho oliveirense.

No arranque das comemorações do feriado municipal, e depois de inaugurada a exposição “Nossa Terra: Artes e ofícios tradicionais de Oliveira do Hospital” que antecedeu a estreia dos filmes, o vice-presidente da Câmara Municipal, realçou tratar-se de um “momento ímpar” que pretende “valorizar a atividade artesanal e as artes e ofícios de Oliveira do Hospital, um trabalho que muito orgulha o concelho”.

Num concelho onde os “níveis de desenvolvimento alcançados ao longo dos anos se deve à capacidade empreendedora das suas gentes”, José Francisco Rolo, responsável pelo pelouro do Turismo, deu conta de que se estava a fazer a”exaltação do empresariado que é esquecido: os artesãos que são empresários do coração e que pegaram em artes e ofícios antigos que fazem parte das nossas tradições”, de onde resulta “criação de riqueza e muitas vezes a sustentação do seu posto de trabalho”.

“Queremos fazer o elogio público e a exaltação do trabalho que, há décadas e décadas, os artesãos fazem na divulgação da cultura tradicional e que fazem parte da identidade do nosso povo”, sustentou. Uma amostra destes ofícios fica agora perpetuaao no documentário “Nossa Terra”, que mostra o saber fazer de quinze artesãos que aceitaram o desafio lançado pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).

Este trabalho é a base para a criação de uma plataforma online que o município está a desenvolver, com a designação “Visite Oliveira do Hospital” e onde constará “a bolsa de artesãos, com cada uma das tipologias de artesanato, os seus contactos e os portfolios do que produzem”, revelou o vice-presidente da autarquia.

José Francisco Rolo frisou ainda que a atividade artesanal se encontra “muito desprotegida, precisa de apoios e proteção, bem como de cimento que una os artesãos para que consigam falar a uma só voz e defender as suas atividades”. A criação desta bolsa de artesãos servirá ainda de base à formação de “um núcleo de artesãos” que terá o patrocínio da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

A vereadora da Cultura e Educação, Graça Silva, saudou os artesãos pela participação neste “documento interativo” onde “fica registado como se faz e o que há de bom em Oliveira do Hospital”. Frisando que “muitas têm sido as iniciativas que têm promovido o concelho”, Graça Silva notou que os dois filmes promocionais perpetuam a “riqueza cultural incalculável” do concelho e por isso serão também distribuídos junto das escolas e bibliotecas para, desse modo, chegarem até ao público mais jovem.

A exposição “Nossa Terra: Artes e ofícios tradicionais de Oliveira do Hospital”, que junta fotografia e instalação em vídeo, estará patente na Casa da Cultura César Oliveira até ao final do mês de outubro. Refira-se que os dois filmes – “Nossa Terra” e “Visite Oliveira do Hospital” – dos realizadores Tiago Almeida e Henrique Patrício, estão selecionados para a secção competitiva do CineECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Exposição Nossa Terra

Bem vindo