good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Presidente do Município inaugurou ampliação do Centro Paroquial de Santa Ovaia

Cerimónia de inauguração das obras de ampliação do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e José Francisco Rolo, estiveram presentes na inauguração das obras de ampliação do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Santa Ovaia, que decorreram a 4 de outubro. As obras permitiram a construção do novo refeitório a uma instituição que presta apoio nas valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Lar para idosos, além de ATL.

Durante a cerimónia, o presidente do Centro Paroquial, António Borges, recordou o caminho percorrido pela instituição desde a sua fundação, em 1981, até aos dias de hoje, em que presta apoio a mais de uma centena de utentes. “A viver esta pequena festa”, o pároco desta freguesia assinalou que esta foi “uma obra apoiada e orientada pelo concelho” e saudou “tantos que nos têm ajudado” a que chamou de “corrimãos de apoio”. O responsável avançou com os novos desafios que a instituição pretende abraçar, e que passam por transformar o espaço do antigo refeitório em novos quartos para utentes.

“Esta é uma magnífica obra que valoriza Santa Ovaia e o concelho de Oliveira do Hospital”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, lembrando que o município deu “um pequeno contributo de 50 mil euros”. José Carlos Alexandrino relembrou que a autarquia “entregou, num curto espaço de tempo, cerca de 500 mil euros a um conjunto de instituições do concelho, porque entende que é muito importante o trabalho que elas fazem”. Uma disponibilidade a que pretende dar continuidade com base “num planeamento dentro das possibilidades do Município”.

Congratulando-se por presidir a um concelho “rico em respostas sociais, mas ainda não suficientemente rico”, frisou que “todos os apoios que são dados à 3.ª idade devem ser bem canalizados, porque se destinam a pessoas que trabalharam toda a vida, deram o seu contributo para a sociedade, e a quem temos obrigação de dar um final de vida com dignidade”.

O presidente do município saudou o trabalho desenvolvido pelos diretores das instituições, “que trabalham voluntariamente”, e pelos funcionários, a quem quis deixar “uma palavra de estímulo por fazerem parte da vida de quem aqui está”.

Na sessão esteve presente o bispo da diocese de Coimbra, Virgílio Antunes, que louvou o trabalho de todos “os que mantêm esta casa de pé. Uma casa como esta é sempre fruto de um grande trabalho, de dedicação e corações muito grandes”, disse, desejando que se torne “numa instituição e numa paróquia pujante de vida e onde não faltem os meios essenciais, nomeadamente o apoio familiar”.

Bem vindo