good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Feira Moçárabe de Lourosa foi um sucesso

Lourosa foi palco, nos dias 18 e 19 de agosto, de uma “Feira Moçárabe” integrada na programação das comemorações dos 1100 anos da Igreja Moçárabe.

Este evento inédito fez recuar até ao século X as centenas de pessoas que passaram pela localidade e que assistiram aos espetáculos dinamizados pelo Grupo Viv’Arte, com a participação de figurantes locais.

Durante dois dias, no adro do monumento nacional, os visitantes viajaram no tempo através de um cenário reconstituído pela companhia de teatro e povoado de cristãos e muçulmanos, encontrando ainda diversas barraquinhas de produtos endógenos e artesanato, entre outros.

A abertura oficial da feira decorreu no final da tarde de sábado com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, e do presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Américo Figueiredo, a que se juntaram outros autarcas do concelho e elementos da Comissão para as Comemorações dos 1100 Anos da Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa. Graça Silva salientou a originalidade da iniciativa, por se tratar de uma tentativa de recriar o ambiente do século X, o que faz desta Feira Moçárabe um evento inédito e único no país. Palavras partilhadas por Américo Figueiredo, que manifestou vontade, enquanto autarca da freguesia, em dar continuidade à iniciativa.

O vasto programa englobou vários momentos de representação histórica, como uma escaramuça noturna, danças, um espetáculo de fogo e um torneio de armas a cavalo, que colocou frente a frente os cavaleiros cristãos encabeçados por D. Sesnando (comendador de Coimbra) e os seguidores de Almansor, Hajib de Córdoba, que vieram a Lourosa auxiliar os cavaleiros muçulmanos. O torneio acabaria por ser um dos pontos alto da Feira Moçárabe de Lourosa, momento que concentrou centenas de pessoas naquela aldeia.

Integrada nas comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de Lourosa, a Feira Moçárabe foi promovida pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia local e pela Comissão para as Comemorações dos 1100 Anos da Igreja Moçárabe de Lourosa, que contaram com a colaboração do Grupo Viv’Arte. As iniciativas finalizam no primeiro fim de semana de setembro, com o encerramento das comemorações, a 2 de setembro.

Bem vindo