good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Oliveira do Hospital saiu à rua para ver a 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta

No pódio, o Camisola amarela

Oliveira do Hospital viveu na quinta-feira,16 agosto, um dia de emoções. O concelho acolheu a chegada da 1.ª etapa da 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta e milhares de pessoas distribuíram-se pelos pontos de passagem do pelotão para aplaudir e saudar os ciclistas.

Logo ao início da tarde, o programa “Há Volta”, da RTP1, transmitiu os melhores saberes e sabores do concelho para todo o mundo. A emissão, feita em direto a partir do Largo Ribeiro do Amaral, contou com a participação de grupos musicais e culturais concelhios – Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, Grupo de Bombos “Pedra e Racha” e Grupo de Cantares “Os Amigos de Lagos da Beira” – além de outros artistas convidados pelo programa, centrando as atenções de centenas de pessoas no coração da cidade.

Transmissão do programa «Há Volta», da RTP, a partir da cidade de Oliveira do Hospital

Apresentado por João Baião e Diamantina, o programa televisivo inteiramente dedicado ao concelho abriu com a intervenção do presidente do município, José Carlos Alexandrino, acolhendo ainda outros convidados que deram a conhecer o melhor que as diferentes freguesias têm para oferecer nos planos empresarial, cultural e turístico. Alguns eventos próximos, como a inédita Feira Moçárabe de Lourosa (18 e 19 agosto) e a Feira do Pão, Bolos e Bolas de Seixo da Beira (25 e 26 agosto) mereceram particular destaque na emissão do “Há Volta”.

A programação televisiva prosseguiu com a transmissão da etapa da Volta a Portugal em Bicicleta que mostrou para todo o mundo as deslumbrantes paisagens do Vale do Alva, bastante elogiadas pelos comentadores da competição, desde que o pelotão deu entrada no concelho de Oliveira do Hospital, em Alvoco das Várzeas. Elogios que se repetiram ao longo do circuito de 20 quilómetros que passou em Lagares da Beira, Meruge, Nogueirinha e Lagos da Beira. Na cidade o ambiente foi igualmente de festa nas zonas onde se concentrou a multidão, principalmente junto da meta, instalada na Avenida Dr. Carlos Campos, junto ao Parque do Mandanelho, onde a chegada dos ciclistas que enfrentaram a etapa mais longa de toda a Volta foi saudada e aplaudida.

“Foi uma festa do povo”, sintetizou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, no final da prova. Orgulhoso pelo ambiente que se criou ao longo do trajeto da Volta a Portugal no único ponto do distrito de Coimbra onde esta estacionou, o autarca destacou igualmente a promoção que toda a emissão televisiva proporcionou às terras oliveirenses, ponderando continuar a apostar neste tipo de eventos.

Uma vontade partilhada pelo diretor da prova, Joaquim Gomes, que “ansiava por um regresso a Oliveira do Hospital enquanto palco privilegiado”, sublinhando que o circuito proporcionou que “índices mediáticos, desportivos e competitivos estivessem ao rubro desde o início da prova”. Os “responsáveis da autarquia tiveram oportunidade de mostrar a subida em Santa Ovaia, que acabou por ser o ponto alto do dia”, acrescentou, manifestando vontade em regressar no próximo ano ao concelho com a mais importante prova nacional da modalidade.

Bem vindo