good-review
Conheça o município
Belezas Naturais em
Oliveira do Hospital

Uma jóia escondida no coração de Portugal!
O nosso município oferece uma rica variedade de experiências para os viajantes que procuram aventuras autênticas no meio à natureza.

aventura roteiros cultura local natureza

Anta do Pinheiro dos Abraços

compass
Designações

Dólmen do Pinheiros dos Abraços
Anta da Coitena

museum

Arqueologia / Anta

map4

DIVISÃO ADMINISTRATIVA
Lugar do Pinheiro dos Abraços, freguesia de Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra

Freguesia de Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital

information
Proteção

Situação atual
Classificado

Categoria de Proteção
Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), de acordo com o Decreto n.º 26-A/92, DR, I Série-B, n.º 126, de 1.06.1992

mark
Cronologia

Pré-história

round
ZEP

Dispõe de Zona Geral de Proteção de 50m

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA
O Dólmen de Bobadela, também denominado por Anta do Pinheiro dos Abraços ou Pinhal da Coitena, encontra-se já desprovido da quase totalidade das lajes que originalmente cobririam toda a sua estrutura interna, sendo composto por um montículo artificial, em pedras e terra, encerrando uma câmara poligonal alargada com oito esteios e um longo corredor de acesso com sete metros de extensão.

Este monumento terá sido construído há cerca de 6.000 anos, tendo-se aí depositado um número reduzido de indivíduos acompanhados por um abundante e diversificado conjunto de materiais líticos (pontas de sete, lâminas, micrólitos, enxós, machados e contas de colar) e cerâmicos (cerca de meia centena de recipientes, alguns dos quais decorados). Após um curto período de utilização, provavelmente de algumas dezenas de anos, terá sido encerrado, sendo reutilizado largas centenas de anos depois. A comprová-lo estão alguns fragmentos de cerâmica manual lisa ou decorada, assim como uma ponta de seta em cobre.

Bem vindo