good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Biblioteca Municipal assinalou 1.º aniversário

1.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital celebrou no dia 10 de junho o seu primeiro aniversário. Perante um auditório repleto, foram apresentados os números que traduzem o balanço do primeiro ano de atividade nas novas instalações e que deixam satisfeita a equipa que trabalha diariamente neste equipamento municipal.

Mais de 18 mil utilizadores estiveram na Biblioteca Municipal ao longo do ano, sendo que a maioria marcou presença na Ludoteca, espaço responsável pela dinamização de inúmeras iniciativas, nomeadamente dirigidas aos mais novos.

1.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

Um ano depois, este espaço de promoção da leitura conseguiu 343 novos inscritos, batendo os valores conseguidos no anterior e alcançando um valor que representa praticamente um novo utente por dia. No que concerne ao número de livros requisitados, ultrapassou os 20 mil. Refira-se que o equipamento oferece ainda a possibilidade de consulta de jornais e revistas, secção que tem já utilizadores assíduos em número considerável.

Os números agradam mas, como deixou espelhado Graça Silva, vereadora da Cultura, o trabalho é para reforçar de forma a conquistar novos leitores e oferecer mais atividades para fazer da Biblioteca Municipal um espaço ainda mais dinâmico. Pretende-se ainda atrair novas faixas etárias, como os adolescentes, e dessa forma a aposta será na aquisição de livros que cativem esse público.

Em dia de festa foram ainda entregues certificados aos Amigos da Biblioteca, escolhidos pela equipa que trabalha neste equipamento. Tratou-se de uma forma simbólica de assinalar a assiduidade dos leitores e participantes nas atividades da Ludoteca, e de outros que têm colaborado na dinamização de diversos eventos na Biblioteca Municipal ao longo deste primeiro ano de atividade.

Na casa onde os livros estão em destaque, o primeiro aniversário ficou ainda marcado pela apresentação da obra “O que perguntamos sobre a saúde”, da autoria do enfermeiro Carlos Edgar, natural do concelho de Santa Comba Dão. Não é a primeira incursão na escrita deste profissional da saúde que gere o portal saude24.net, que tem contos infantis e um romance já publicados, bem como uma outra obra sobre saúde. Nesta espécie de ‘manual de utilizador’, o autor apresenta as mil perguntas mais frequentes sobre saúde, obtidas através de mais de 1820 pesquisas efetuadas no motor de busca Google.

Para terminar a noite cantaram-se os parabéns, seguindo-se um convívio entre todos os presentes que se quiseram associar à celebração do 1.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, onde está também patente uma exposição de fotografia dos melhores momentos das cerca de duas mil actividades realizadas ao longo do último ano.

Bem vindo