good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

BLC 3 submete candidaturas no valor de 600 mil euros para lançar jovens no sector da agricultura

Numa operação lançada em Setembro de 2011 e, no âmbito da sua missão de valorização do território, o Gabinete de Apoio a Ideias e Projectos Inovadores da BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, já submeteu 4 candidaturas ao programa PRODER para a instalação de jovens agricultores, com idade inferior a 40 anos, na região interior centro.

Em causa está um investimento elegível de mais de 600 mil euros na área da fruticultura, e que é correspondente à plantação de 22, 72 hectares de pomar de macieira numa região que possui um dos melhores ecossistemas do país para a plantação de várias variedades de maçã – uma fileira de produção onde Portugal continua a ser deficitário e dependente das importações.

No espaço de meio ano, a BLC 3 já foi procurada por várias dezenas de jovens com vontade de investirem no sector, mas a grande maioria não tem avançado por razões que se prendem com dificuldades encontradas ao nível da aquisição de terrenos num território onde – sublinhe-se – a grande maioria dos terrenos com aptidão agrícola está votada ao abandono e sem qualquer produtividade.

As ajudas ao investimento a fundo perdido, financiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), são de 60 por cento. Há mais um prémio de instalação para Jovens Agricultores, de 40 por cento sobre o valor global do investimento, que não pode ultrapassar os 30 mil euros se a empresa for unipessoal, e os 40 mil euros nos casos de sociedades comerciais de jovens.

Podem concorrer os jovens que gostem do sector, disponham de terra própria ou arrendada, com água, e tenham menos de 40 anos.
Com vista a despertar a região para a importância do empreendedorismo, a BLC 3 pretende ser um parceiro activo em todos estes processos, avaliando a viabilidade dos projectos, e disponibilizando o seu “know-how” e os seus recursos humanos no sentido de ajudar os jovens da região a encontrarem a sua oportunidade de negócio.

Bem vindo