good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Apresentação do Programa Oficial das Comemorações dos 1100 Anos da Igreja Moçárabe de Lourosa

Depois das inúmeras reuniões preparatórias levadas a cabo pela Comissão de Trabalhos para as Comemorações dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de Lourosa, foi finalmente apresentado ao público, no dia 27 de dezembro, o programa oficial para as comemorações destes 11 séculos que honram História, Fé e património concelhios.

Realizada precisamente na Igreja Moçárabe de Lourosa, a conferência de imprensa que serviu para a apresentação de um cartaz de comemorações a decorrer ao longo de 2012 contou, para além dos membros para a Comissão de Trabalhos, com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Américo Figueiredo, e do pároco da freguesia, Higino Tchikala.

“Este programa tem um conjunto de iniciativas que se iniciam a 15 de janeiro e contempla atividades mensais, umas de cariz mais religioso e outras de carácter mais cultural”, começou por referir a vereadora com o pelouro da Cultura, acrescentando que o “programa pretende comemorar não só o magnífico monumento, mas também o Jubileu”.

Reconhecendo que o programa de comemorações foi elaborado de acordo com condicionantes orçamentais, Graça Silva diz “ser do interesse do município que estas comemorações aconteçam num monumento de reconhecimento internacional, tratando-se de uma oportunidade única para assinalar uma data com o simbolismo dos 1100 anos de existência”.

Anunciando algumas intenções do Município para divulgação da efeméride, como a instalação de um pórtico e outdoors ou a criação de merchandising específico, sem esquecer outras plataformas de publicidade e o próprio site das comemorações, a vereadora com o pelouro da Cultura revela-se confiante no sucesso das iniciativas – “esta é uma grande aposta cultural, que garantirá a vinda de muitos turistas”, afirma.

Graça Silva encara também este conjunto de comemorações como o “pontapé de saída” para que a Igreja Moçárabe de Lourosa, um dos quatro templos pré-românicos existentes em Portugal, passe a ter o reconhecimento há muito desejável – “o trabalho que estamos a construir agora é para se manter no futuro”, afiançou.

Nas palavras simples do pároco da freguesia, Higino Tchikala, “as comemorações jubilares estão assentes em duas colunas essenciais – a coluna da História e a da Fé”. Admirando a fé que uniu homens e mulheres há 1100 anos atrás para construir aquele templo, reconheceu também nas comemorações um acontecimento muito importante, não só para a freguesia, mas para o concelho e para o país”.

Reconhecendo na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital o grande aliado da paróquia e da freguesia nas comemorações, o pároco deixou ainda claro que as Comemorações dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de Lourosa contarão com a participação da população de toda a freguesia.

Conferência de imprensa que serviu para a apresentação de um cartaz de comemorações a decorrer ao longo de 2012Coube ainda a Higino Tchikala a apresentação do Programa Oficial das Comemorações dos 1100 anos da Igreja de Lourosa, que terá o seu início a 15 de janeiro, com a abertura solene do Jubileu. No mês de fevereiro decorrerá a festa de S. Pedro, o padroeiro, e para 31 de março e 28 abril está agendado um Ciclo de Conferências onde serão abordados, respetivamente, os temas “A Redescoberta da Igreja Moçárabe” e “Enquadramento Histórico – Idade Média”. As comemorações prosseguem a 27 de maio, com uma Missa Gregoriana, e a 7 de junho terá lugar a Festa do Corpo de Deus. Para os meses de verão, quando se espera que as comemorações atraiam maior número de visitantes, estão reservadas, a 8 de julho, o Jubileu da Confirmação, a 21 de Julho o Concerto Missa Grande, e no fim de semana de 18 e 19 de agosto a realização de uma Feira “Moçárabe”. O encerramento das comemorações e do Jubileu acontecerá a 1 e 2 de setembro, num fim de semana que inclui missa, almoço para toda a comunidade e concerto de encerramento.

No discurso que encerrou a apresentação oficial de um conjunto de comemorações que em muito beneficiará a comunidade concelhia, Graça Silva lembrou que, na programação, “não foram esquecidos os grupos culturais e recreativos do concelho”, a quem deixou o seu agradecimento. Satisfeita com a qualidade das comemorações e do monumento que elas envolvem, a vereadora convidou todos os munícipes a não perderem a oportunidade de celebrar Lourosa em 2012.

Bem vindo