good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município apresenta novo site, valoriza a Cultura e investe na saúde desportiva em dia de Feriado Municipal

Em dia de feriado municipal, o município de Oliveira do Hospital apresentou o seu novo site, que passou a contar com uma imagem renovada e mais apelativa, com a preocupação de fornecer ao munícipe e ao visitante um acesso mais rápido e intuitivo a todos os conteúdos nele disponibilizados.

Símbolo da atenção prestada pelo município à constante evolução das tecnologias de informação, o novo site do município, que mantém o mesmo endereço eletrónico, é também parte integrante da recente reestruturação de serviços municipais, estando prevista a sua adaptação a uma plataforma multicanal, que permitirá aos munícipes tratar de assuntos relacionados com a autarquia via online, no conforto das suas casas e escritórios.
Sérgio Cruz, técnico informático do município, explicou a todos os presentes na sessão solene de 7 de outubro, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, que o novo site se encontra dividido em quatro áreas fulcrais – “uma área inicial com informação sobre o município e freguesias; uma área dedicada à Cultura, onde pode ser encontrada a versão digital da Agenda Cultural OHP; uma área aberta à publicação de dúvidas, sugestões e reclamações dos munícipes e, finalmente, uma área ligada aos serviços, onde o cidadão pode ter, por exemplo, acesso aos resultados das análises de controlo da água” são, segundo o jovem técnico, as principais inovações da página virtual do município.
A sessão solene ficou ainda assinalada pela exibição da curta-metragem “A República nas Beiras”, realizado em Oliveira do Hospital no âmbito das oficinas MixRepública, um projeto de animação organizado pela produtora Monstra e inserido nas comemorações do centenário da República Portuguesa.
Foi ainda realizada a entrega de prémios referentes ao Concurso Literário Manuel Cid Teles, organizado pela Câmara Municipal no ano em que se comemora o centenário do nascimento do autor.
O único concorrente premiado, Renato Nunes, jovem de 31 anos, natural de Vila Franca da Beira e professor de História, assinou a obra “Cid Teles: Memórias de uma viagem (quase) em discurso direto” com o pseudónimo de Fernando Alva. A escritora Maria Alice Gouveia, em nome do júri do concurso, explicou que este considerou a obra como “excelente, não tendo dúvidas quanto à atribuição do primeiro prémio. O júri deixou ainda votos para que a obra de Renato Nunes seja dramatizada, quer pela sua enorme qualidade, quer pela homenagem ali prestada a Manuel Cid Teles”, acrescentou Maria Alice Gouveia.
Dada a ausência do jovem premiado – a residir nos Açores, por motivos de ordem profissional – o prémio foi entregue, pela vereadora com o pelouro da Educação, ao presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, João Dinis, que se disse privilegiado por, dadas as circunstâncias, receber o prémio em nome de Renato Nunes, comprometendo-se a transmitir ao jovem historiador e família “o sentido da homenagem”.
A sessão solene de 7 de outubro serviu ainda para a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a Fundação de Aurélio Amaro Diniz e as entidades concelhias promotoras de desporto federado de formação. O protocolo visa a prestação de serviços, por parte da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, às entidades desportivas, sendo uma parcela do custo destes serviços suportado pela autarquia.
Numa cerimónia que se pautou ainda pela manifestação de algumas vozes contestatárias relativamente à anunciada extinção de freguesias, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, para além de deixar uma palavra de estímulo à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e de destacar o papel da Plataforma para o Desenvolvimento da Região Centro (BLC3) no panorama concelhio, fez ainda referência à “vasta obra” desenvolvida pelo município nas suas 21 freguesias. “Este executivo continua a aplicar a política de descentralização de competências dentro das possibilidades financeiras do município. Esse é um caminho que iniciámos e que não gostaríamos de inverter porque acreditamos nos seus resultados”, referiu José Carlos Alexandrino, no habitual discurso que encerrou a sessão solene.

Bem vindo