Câmara Municipal organiza “Dramatizando - Jornadas de Teatro Escolar”

Imagem de Arquivo Imagem de Arquivo

A décima edição do "Dramatizando" - Jornadas de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem início nos próximos dias 19 e 20 de maio. A iniciativa, durante a qual os alunos do concelho vão apresentar pequenas peças de teatro, é promovida com o apoio das Bibliotecas Públicas Municipais e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

 

Com o envolvimento de mais de uma centena de participantes, entre alunos do 1.º CEB, professores, pais e crianças do pré-escolar, as X Jornadas de Teatro Escolar têm início na próxima sexta feira, 19 de maio, às 20h30, na Casa da Cultura César Oliveira, data em que serão apresentadas cinco pequenas peças de teatro.

 

Já no dia seguinte, 20 de maio, à mesma hora, o palco volta a ser dos alunos das três turmas do 1.º ciclo que se encontram a participar no Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra e que levarão a cena três peças de teatro. As dramatizações resultam das atividades propostas no âmbito da "Aventura do Gaspar" e que foi dinamizada ao longo do presente ano letivo, sendo que este foi o primeiro ano em que o Programa de Empreendedorismo nas Escolas foi promovido junto dos alunos do 1.º CEB.

 

Depois da visita das mascotes Gaspar e Inês no passado mês de janeiro, as mesmas regressam a Oliveira do Hospital no próximo sábado para a iniciativa "No Palco com o Gaspar" durante a qual serão apresentadas as peças de teatro das turmas participantes, inseridas no Dramatizando.

 

Nesta sexta-feira sobem ao palco as peças "O Leão e o Rato" pelo 3.º ano da EB Cordinha; "A Velha e o seu porco", pelo JI da Bobadela; "História de um Papagaio" pelos 3.º e 4.º anos do Seixo da Beira; "Tio Lobo", grupo Mães em Festa do JI Bobadela; e "Vem aí o Zé das Moscas" pela turma 4.ºA de EB1 de Oliveira do Hospital.

 

No dia seguinte, 20 de maio, o espetáculo será então preenchido com as três peças das turmas participantes no Empreendedorismo nas Escolas: "Estórias da História", 3.º B da EB1 Oliveira do Hospital; "O Julgamento do Queijo Serra da Estrela" do 4.º ano da EB Cordinha; e "Festa das Flores" do 4.º C da EB1 Oliveira do Hospital.

 

Com a dinamização das Jornadas de Teatro Escolar "Dramatizando", uma das iniciativas que marca o calendário anual de atividades culturais, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pretende incentivar e desenvolver nas crianças e jovens o gosto pela expressão dramática, para além de valorizar o trabalho e esforço dos professores em cativar e preparar os alunos para este tipo de atividades.

 

 

voltar ao topo