terça, 07 novembro 2017 19:00

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai abrir esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), com o objetivo de prestar apoio técnico às empresas na elaboração de candidaturas ao programa de “Reposição da Atividade Económica”.

Constituído por uma equipa dirigida por uma economista, o GAEI surge da necessidade de contribuir para a rápida recuperação dos ativos empresariais danificados, total ou parcialmente, pelos incêndios do passado dia 15 de outubro.

Este gabinete de apoio, instalado no edifício da Câmara Municipal, estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00, numa primeira fase, entre 8 de novembro e 7 de dezembro de 2017.

Com uma dotação de 100 milhões de euros, o novo Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, aprovado pelo Decreto-Lei nº 135-B/2017, destina-se a permitir o restabelecimento rápido das condições de produção das empresas diretamente afetadas pelos incêndios, sendo apoiadas a aquisição de máquinas, de equipamentos, de material circulante de utilização produtiva e as despesas associadas a obras de construção necessárias à reposição da capacidade produtiva.

O Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, que está disponível desde a passada segunda-feira, é um apoio fornecido pelo Estado sob a forma de subvenção não reembolsável.

O GAEAI estará disponível para prestar apoio aos empresários que operam nos mais variados setores de atividade, incluindo a agricultura.

Após os incêndios do dia 15 de outubro, que provocaram prejuízos que rondam os 98 milhões de euros em 95 empresas, afetando cerca de 480 postos de trabalho, a Câmara Municipal tem estado em permanente articulação com os empresários, o Governo, e as entidades que superintendem as matérias relacionadas com as empresas, como são por exemplo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Segurança Social e Autoridade Tributária.

Para agendamento de reuniões, os empresários interessados deverão contactar o Gabinete de Apoio à Presidência, através do Nº 238 605 259.