terça, 03 outubro 2017 10:31

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal.

A cerimónia de entrega deste galardão, decorreu no passado dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do festival Greenfest. Oliveira do Hospital foi um dos 53 municípios que se candidatou ao Programa ECOXXI, e é de registar que, neste quarto ano de participação, obteve uma pontuação de 71%, alcançando nesta última o melhor resultado de sempre neste programa.

A melhorar os resultados de edição para edição, o Município vai hastear novamente a Bandeira Verde ECO XXI que distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental”.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta quarta candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores.

Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no 'Top +' de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental”; “Implementação do Programa Bandeira Azul”; “Informação Disponível aos Munícipes”; “Emprego”; “Cooperação com a Sociedade Civil”; “Gestão e Conservação da Floresta”; “Qualidade do Ar e Informação ao Público”; “Qualidade da Água para Consumo Humano”; e “Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado por diferentes entidades externas.

O Programa ECO XXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, refere “o galardão é o reconhecimento a toda a comunidade oliveirense, o programa ECOXXI funciona como um manual orientador de boas práticas, um guião para seguirmos, com rigor, políticas de sustentabilidade, dirigidas às pessoas e à proteção do ambiente.

No seu conjunto, município e cidadãos estão a cuidar melhor do território para deixar às gerações vindouras”.