terça, 08 agosto 2017 11:09

Lourosa prepara-se para mais uma Feira Moçárabe

Imagem de Arquivo Imagem de Arquivo

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado há 1105 anos (912 d.c.), o evento convida o público a recuar ao século X no fim de semana de 12 e 13 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, que tem sido visitada por milhares de pessoas cativadas pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, conta com um vasto e distintivo programa de animação cultural. Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia de época, música e dança, animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens que prometem interagir com os visitantes.

Ao longo dos dois dias a feira, que tem vindo a crescer de ano para ano, conta também com o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade. No sábado, 12 de agosto, a Feira Moçárabe de Lourosa abre às 16h00 com uma arruada e abertura das “mercancias e supervisão dos pesos e medidas pelos almotacés” e inauguração oficial do certame pelas entidades promotoras.

Seguir-se-á uma apresentação de tiro ao alvo por um arqueiro de D. Sesnando e às 18h00 acontece o cortejo com os “edis do burgo e convidados de outros reinos. Desfile de cavaleiros e séquito de D. Fernando Magno” para o qual todos os visitantes são convidados a juntar-se.

Cerimónia do chá, dança do ventre, presença de comerciantes da banha da cobra e um momento de “Campanologia do burgo de Lourosa” são alguns momentos que irão preencher o primeiro dia do evento que conta ainda com um espetáculo de fogo, pelas 22h30, e encerra pelas 24h00 com a “ronda do aguazil para apaziguamento dos ânimos”.

No dia seguinte, domingo, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que destacamos, entre outros, as danças antigas e a dança do ventre, a trupe de circo moçárabe ou as corridas de vagões que se vão realizar ao longo de todo o dia garantindo várias surpresas aos visitantes e que complementa a oferta do mercado e da gastronomia.

De realçar ainda que, no dia 14 de agosto (segunda-feira), a 79.ª Volta a Portugal Santander Totta irá passar em Lourosa pelas 13h48, junto ao monumento nacional, classificado em 1916, conferindo-lhe destaque na projeção mediática que este evento desportivo tem.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência do concelho, para a promoção, divulgação e projeção do Município de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e do setor turístico. A Feira Moçárabe de Lourosa é uma organização em parceria da Junta de Freguesia de Lourosa, do Município de Oliveira do Hospital e da ADI - Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.