segunda, 10 julho 2017 15:34

Município mostra Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” é o mote da exposição coletiva programada para o mês de julho pelo Município de Oliveira do Hospital. A mostra pode ser visitada, até 31 de julho, na Casa da Cultura César Oliveira (cidade de Oliveira do Hospital) e no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva (Bobadela).

Nesta exposição estão representadas cerca de duas dezenas de artesãos, de áreas artísticas tão diversas como o cobre, o latão, a talha em madeira, a cerâmica, a tapeçaria, facas tradicionais, trabalhos em xisto, azulejaria, reciclagem ou cestaria.

Uma exposição que congrega em dois espaços públicos as artes e ofícios de homens e mulheres, artesãos do concelho que perpetuam formas de saber e artes únicas que dão origem a objetos e peças criativas que dificilmente são encontrados noutros lugares.

O património imaterial e material do concelho de Oliveira do Hospital é um dos importantes cartões de visita deste território e de norte a sul do concelho são inúmeras as manifestações do saber fazer, do património construído ou do património natural. Todas estas riquezas fazem do concelho de Oliveira do Hospital um dos mais singulares da Beira Serra.

O artesanato, arte ancestral do saber fazer em modo tradicional, insere-se neste universo de beleza, produzido por mulheres e homens. Quer passado de geração em geração, quer aprendido quando a idade já ia longa, muitos são os exemplos e as artes e ofícios de Oliveira do Hospital que agora estão patentes nesta exposição que constitui também uma homenagem aos artesãos do concelho.