sexta, 30 junho 2017 12:11

Férias Ativas 2017 já iniciaram

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais iniciaram esta semana com o primeiro grupo de participantes. Foi com a dinamização de atividades na área do Ambiente e da Floresta e na área da Escrita Criativa que foi dado o pontapé de saída para um intenso e diversificado programa que se estenderá até ao final do mês de julho na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.

Durante as próximas cinco semanas, até 28 de julho, mais de oito dezenas de crianças que se inscreveram, entre os 6 e os 12 anos, vão beneficiar deste Programa Ocupacional de Tempos Livres do Município de Oliveira do Hospital e que é desenvolvido nas Bibliotecas Públicas Municipais. No arranque da iniciativa, coube a Graça Silva, vereadora da Educação e da Cultura, dar as boas-vindas aos primeiros participantes, sublinhando a importância destas atividades que contribuem para o processo de educação destas crianças.

Desejando que aproveitem ao máximo este conjunto de experiências que lhes vai proporcionar muitas e novas aprendizagens, a vereadora Graça Silva não deixou também de os incentivar a ler e a visitar frequentemente as bibliotecas, enquanto casas do saber. Promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital, as Férias Ativas 2017 visam proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, desportivo, cultural e lúdico, no período de férias escolares de Verão e implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos.

Seguindo a prática “aprender a brincar”, são dinamizadas atividades em áreas como a Cultura, o Ambiente/Floresta, o Desporto e Património, não descurando a importância dos hábitos de leitura e o gosto pelo livro, pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais com a colaboração dos técnicos do Município das diferentes áreas.

Conta ainda com a colaboração de diferentes entidades do concelho como os Bombeiros Voluntários, a GNR, a BLC3 e empresas locais que se disponibilizaram para partilhar um pouco das suas experiências profissionais.

O tempo é de férias e de descansar mas também de manter o corpo e mente ocupadas com atividades estimulantes e lúdico-pedagógicas, ocupando este período da melhor maneira, para além de proporcionar às famílias das crianças uma oferta de ocupação de tempos livres, através de um programa diverso e multidisciplinar.