terça, 02 maio 2017 09:48

Projeto “Semear para Crescer” recebe menção honrosa da ABAE

O projeto “Semear para Crescer”, dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital, recebeu uma menção honrosa no concurso “Boas Práticas Bandeira Azul 2016” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Lançado pela ABAE, pelo segundo ano, durante a época balnear de 2016 este concurso visa premiar as melhores práticas ambientais desenvolvidas pelos municípios, concessionários ou outras entidades que estejam relacionadas com a gestão e manutenção de zonas balneares galardoadas com a Bandeira Azul em 2016.

Nesta segunda edição, vinte municípios participaram na iniciativa com boas práticas já desenvolvidas, tendo sido distinguidos nos três primeiros lugares, Torres Vedras, Marina de Tróia e Lagos, respetivamente. O júri – constituído pela ABAE, Fundação Vodafone Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Geral da Autoridade Marítima, DocaPesca e Associação Portuguesa de Lixo Marinho – decidiu atribuir duas menções honrosas a Oliveira do Hospital, pelo projeto “Semear para Crescer” e a Gafanha da Nazaré. As distinções às entidades premiadas foram entregues durante o Greenfest, que teve lugar em Torres Vedras.

Desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital desde 2013, “Semear para Crescer” é um projeto de educação ambiental e florestal dirigido aos alunos em idade pré-escolar que visa promover a consciencialização ambiental junto destes alunos.

Nesse âmbito, anualmente, por ocasião da comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com a colaboração da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios dinamiza uma atividade de sementeira de bolotas e castanhas que darão origem a novas árvores autóctones – carvalho, sobreiro e castanheiro. Os alunos de cada sala participantes ficam responsáveis por tratar das sementes e acompanhar o seu desenvolvimento até à germinação das novas árvores. Estas são, depois, mudadas para terreno definitivo durante as ações de reflorestação desenvolvidas no concelho, durante o mês de março seguinte com o envolvimento dos alunos do 1.º ciclo, e através das quais já foram reflorestados 25 hectares até ao momento.

Desde o seu lançamento, o projeto “Semear para Crescer” já mobilizou mais de 1050 crianças que frequentam o pré-escolar nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, e que semearam perto de três mil bolotas, numa iniciativa que sensibiliza para a importância da preservação do ambiente e da floresta e demonstra que estas são também sementes para um futuro mais sustentável para todos nós, como refere o lema da ação: “Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore”.