sexta, 31 março 2017 15:35

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e é recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Para esta importante decisão, aprovada este mês por unanimidade pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que é composto por 25 entidades da administração pública e organizações da sociedade civil, contribuíram fundamentalmente a qualidade de informação relativa àquela praia, bem como a evolução segura e de qualidade da água desta zona balnear ao longo dos quatro anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

Em causa, estão assim o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), relacionados com a qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental, códigos de conduta ambiental e qualidade da água balnear.

Banhada por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco – a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul – um símbolo de qualidade ambiental atribuído pela ABAE que na abertura da época balnear de 2017 vai ser hasteado pelo quarto ano consecutivo.

A atribuição deste importante galardão, é fruto de todo um conjunto de políticas que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a promover com vista à valorização das zonas balneares e dos recursos hídricos por forma a potencializar o setor do turismo de natureza.

A praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, que faz parte da Rede de Aldeias de Montanha, integra a Rede de Praias das Aldeias do Xisto.

Para o vereador responsável pelo pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, esta recomendação internacional da Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, "é o corolário do visível investimento da Câmara Municipal na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, quer seja em termos do controlo de qualidade das águas, da segurança e acessibilidade dos banhistas ou, também, na melhoria das estruturas de acolhimento e ainda na aposta promocional".

"Os resultados são portanto evidentes e termos a praia fluvial de Alvoco das Várzeas com o estatuto de Praia Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo, dá-nos a expetativa de em 2018 podermos obter o galardão "Praia de Ouro", refere.

Sublinhando que a praia fluvial de Avô também obteve recentemente o galardão de "Praia + Acessível" de Portugal, ao nível das praias do interior do país – um galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação –, José Francisco Rolo frisa que o concelho de Oliveira do Hospital tem assim duas praias fluviais com as mais elevadas distinções a nível nacional, o que significa que o investimento municipal tem sido reconhecido.