sexta, 31 março 2017 13:52

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho irão defender os seus projetos. A sessão terá lugar a partir das 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira e é promovida no âmbito da 4.ª edição do programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra" desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com os seus municípios constituintes.

O concurso, que conta com o envolvimento do Município de Oliveira do Hospital, é dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.

No centro das atenções estarão 10 ideias de negócio finalistas – apuradas entre as 13 candidaturas apresentadas – que serão defendidas pelos seus respetivos promotores nesta sessão pública. O projeto vencedor ganhará um vale tecnológico no valor de 75 euros para os elementos da equipa vencedora do ensino secundário/profissional e irá, posteriormente, representar o município oliveirense na final intermunicipal da CIM Região de Coimbra que decorrerá no início de Abril em formato de Boot Camp.

Nesta final do concelho de Oliveira do Hospital que juntará alunos do AEOH e da EPTOLIVA para além da apresentação das ideias de negócio, o programa inclui a breve exposição do projeto da turma do 3.º ciclo que vai participar na iniciativa Expo Empresas e ainda alguns momentos musicais pela Associação de Estudantes do AEOH. De referir ainda que o júri será constituído por três elementos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da BLC3 e da Caixa de Crédito Agrícola.

De referir que no presente ano letivo, o programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra" é dirigido aos alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, entre eles, Oliveira do Hospital.

Dinamizado, pela primeira vez, junto dos alunos do 1.º ciclo, o programa assenta na "Aventura do Gaspar" que é constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada por este personagem. No concelho encontram-se envolvidos 52 alunos de 3 turmas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital - duas do 4.º ano e uma do 3.º ano da EB da Cordinha e EB1 Oliveira do Hospital.

Relativamente ao 3.º ciclo está a ser implementada, pela primeira vez, a iniciativa "Expo Empresas" que desafia as turmas participantes a criar a sua própria empresa. Cada turma deverá organizar-se como uma "empresa", tendo os alunos como respetivos empresários, e que deverá ter em conta as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada.

Com o objetivo de desenvolver soluções educativas e formar para o empreendedorismo, desenvolvendo uma cultura empreendedora, o programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra" envolve, em toda a CIM RC, relativamente ao 3.º ciclo e secundário/profissional: 41 escolas, 130 professores, 145 turmas e 2253 alunos, e dinamizou também várias iniciativas de formação de professores embaixadores com várias iniciativas na área do empreendedorismo.