sexta, 31 março 2017 11:23

Exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros”

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai acolher a exposição "Livros da Memória, Memória dos Livros". A inauguração acontece no próximo dia 6 de fevereiro, segunda-feira, pelas 15H00.

Dinamizada através do Município de Oliveira do Hospital e da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, a conceção e supervisão da exposição é de Paula Frade, investigadora membro do IELT, Universidade Nova de Lisboa e docente também na Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.

"Livros da Memória, Memória dos Livros" é uma exposição que resulta do encontro de um grupo de amigos da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital e tem como objetivo celebrar o livro, bem como, as memórias a ele associadas. Parte do desafio lançado pela professora de História do Livro, Paula Frade aos seus alunos para uma "homenagem aos espaços de memória que são os livros e as bibliotecas".

Dessa forma, cada participante contribuiu com um livro, cuja leitura o terá marcado num dado momento da sua vida. As obras patentes nesta exposição estão acompanhadas por um pequeno texto onde o seu proprietário registou um testemunho, expressão das suas vivências, olhares e sensibilidade.

A exposição "Livros da Memória, Memória dos Livros" pretende, também, contribuir para a partilha e o gosto pelos livros e como refere a curadora Paula Frade, "é o nosso contributo e homenagem à literatura e aos livros, ambicionando, com esta iniciativa, despertar sonhos e despertar livros".