sexta, 31 março 2017 11:02

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, o Município de Oliveira do Hospital promove, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso "A Maior Abóbora".

O concurso tem como objetivo dar visibilidade a um produto endógeno que depois de transformado é considerado um ótimo acompanhamento para o consumo de queijo ou requeijão Serra da Estrela.

O concurso é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar, quer a nível individual quer a nível coletivo, nas três categorias a concurso: Tamanho, Peso e Originalidade.

Serão atribuídos prémios aos vencedores de cada uma das categorias: no Tamanho (a maior abóbora) serão atribuídos 50 euros; no Peso (a abóbora mais pesada) receberá 30 euros; e a categoria Originalidade (a abóbora com o formato mais original) será contemplada com 20 euros.

A inscrição é gratuita e deve ser formalizada presencialmente mediante o preenchimento e entrega da ficha de inscrição entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, entre as 8H00 e as 13H00.

No ato da entrega da abóbora a concurso, a mesma será pesada e medida na presença do concorrente sendo os dados registados na ficha de inscrição. De referir que cada inscrito pode concorrer nas três categorias mas apenas será atribuído um prémio por participante e por categoria.

O júri do concurso "A Maior Abóbora", que é composto por um representante da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, um representante da Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central e um representante da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional "Da Nossa Terra", irá depois reunir para aferir as caraterísticas das abóboras a concurso e determinar os vencedores.

A decisão será anunciada no dia 11 de março, pelas 19H00, no espaço de realização da XXVI Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital, onde as abóboras premiadas ficarão em exposição durante o segundo dia do certame, 12 de março.